pms fev 2024 exploração sexual
rec cartão afinidade Banpará fevereiro interno

Fumaça de queimadas volta a encobrir Santarém

Portal OESTADONET - 14/11/2023

Fumaça encobre parcialmente a cidade de Santarém, nesta terça-feira(14) - Créditos: Portal OESTADONET. 14.11.2023

Santarém, no oeste do Pará, amanheceu nesta terça-feira(14) emcoberta por densa nuvem de fumaça, piorando qualidade do ar e dificultando a visibilidade. Na segunda-feira, a fumaça quase não foi notada, como mostra a imagem abaixo:

 

 

 

 

A fumaça proveniente de focos de calor registrados pelo satélite NOOA, da Agência Espacial Americana(NASA) na região leste do estado desde o final de outubro vem sendo arrastada para cá pelos ventos elísios, segundo explicação de especialistas em climatologia.

 

Fumaça causa interrupção parcial de operações na mina de bauxita em Juruti; mineradora apoia ação de brigada anti-incêndio

 

No dia 2 de novembro, a fumaça se intensificou sobre os céus de Santarém, tendo se dissipado dois dias depois, após caírem as primeiras chuvas neste mês de novembro, o que não se repetiu.

 

De lá para cá, a nuvem de fumaça era menos densa e se dissipava no meio da manhã, o que não ocorre nesta terça-feira. Também não há recentes registros de chuvas na região de Santarém, o que prolonga ainda mais a severa estiagem que afeta principalmente moradores da zona ribeirinha do município.




  • Imprimir
  • E-mail