Alfabetiza junho

Fumaça causa interrupção parcial de operações na mina de bauxita em Juruti; mineradora apoia ação de brigada anti-incêndio

Portal OESTADONET, com informações da Alcoa - 14/11/2023

Brigada anti-incêndio atua no combate a focos de fogos em Juruti(PA) - Créditos: Divulgação/Alcoa

A alta incidência de fumaça provocada por queimadas que atingem o municíoio de Juruti, no oeste do Pará,  afetou a rotina de trabalho da mina e alguns setores da operação de bauxita, da mineradora Alcoa,  estão operando de forma parcial. A medida, que precisou ser adotada por conta da densidade da fumaça, atende a protocolos de segurança e de saúde dos funcionários.

 

Fumaça de queimadas volta a encobrir Santarém

 

Segundo a assessoria de imprensa da mineradora, a Alcoa segue empenhada nos esforços de prevenção e combate aos incêndios, atuando sempre que necessário.

 

A companhia mantém apoio incondicional para a Operação Fênix, coordenada pelo Governo do Estado do Pará e pelo Corpo de Bombeiros Militar, que segue atuando contra mais de 100 focos de incêndio em todo o município. A Brigada reforçou a equipe por meio da contratação de mais 10 Bombeiros Civis e tem disponibilizado diversos equipamentos de combate a incêndio florestal, incluindo Equipamentos de Proteção Individual (EPI 's), veículos, caminhões e carros pipa.

 

Diariamente, os focos são monitorados através do painel do fogo, e as equipes atuam em diversas frentes de serviço, seja na orientação com educação ambiental, fiscalização ambiental, na autuação de práticas criminosas, no monitoramento ambiental e no combate aos incêndios florestais.

 

Com aproximadamente 60 mil habitantes, Juruti não possui unidade de Bombeiros Militares. A representação mais próxima está em Santarém, sede do 4° Grupamento de Bombeiro Militar, a mais de 200 km de distância, o que inviabiliza a atuação em casos de emergências. Os bombeiros civis atuam em instalações privadas como porto, mina e áreas remotas onde há a atuação da Alcoa, que minera bauxita no município há 14 anos.

 

Ao todo, os 24 bombeiros que compõem a brigada e dão apoio em ocorrências na cidade, envolvendo chamados para combate a incêndio em residências ou vegetação, além de primeiros socorros em acidentes.

 

A rotina da brigada não é composta apenas pelos atendimentos das ocorrências, a corporação também concentra esforços em repassar orientações para a prevenção, que inclui o monitoramento de áreas com maior vulnerabilidade. Cumprem ainda um papel social importante, compartilhando informações para melhorar a qualidade de vida da comunidade.

 

Entre os projetos sociais, está a Brigada Mirim. Além das atividades de bombeiros, como noções de combate e prevenção de incêndios, primeiros socorros e emergências são repassados para as crianças ensinamentos sobre educação ambiental. O setor de Educação Ambiental da Companhia também desenvolve ações nas áreas de influência da rodovia e ferrovia e de áreas onde há moradores com atividades agrícolas e de roçagem, pontos considerados de maior vulnerabilidade.

 

O aumento significativo das temperaturas e a ausência de chuvas do verão amazônico criam o cenário propício para incêndios em área de vegetação, que se intensificaram em 2023. Os brigadistas da Alcoa atuam no combate dando apoio para a Prefeitura, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Defesa Civil e comunidades.




  • Imprimir
  • E-mail