Alcoa Juruti
El Mexicano 2
churrascaria interno

Bincagem Fantasma: Documentos de motocicleta são apreendidos no pátio do Detran; Empresa ignorou solicitação da justiça

Weldon Luciano - 11/04/2019

A justiça determinou nesta quinta-feira, 11 de abril, que fossem apreendidos documentos referentes a uma motocicleta que estava no pátio da empresa VIP Leilões, que presta serviço para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).  De acordo com a despacho assinado pelo Juiz Alexandre Rizzi, da 1ª Vara Criminal, a apreensão ocorreu a pedido do Ministério Público que mantém investigações no âmbito da operação Bincagem Fantasma.

 

A empresa teria ignorado as solicitações judiciais para que os referidos documentos fossem entregues para as autoridades, o que justificou a ação. Trata-se de uma motocicleta Honda branca de placa OFS-1372.

 

Operação

A denúncia sobre o esquema criminoso foi feita pelo próprio Detran (Departamento Estadual de Trânsito do Pará), no ano de 2015, quando as investigação foram iniciadas pela Polícia Civil. Durante o inquérito, a Polícia Civil constatou indícios de infrações penais, entre as quais, associação criminosa, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistema de informação, concussão (extorsão cometida por servidor público), corrupção passiva e corrupção ativa, advocacia administrativa, dentre outras ilegalidades. 

 

No total, em junho de 2018, foram expedidos pela Justiça para cumprimento pela Polícia Civil na operação, 35 mandados judiciais, dos quais 18 mandados de busca e apreensão, e 17 mandados de prisão preventiva. Dentre os presos, esteve um ex-diretor da Ciretran de Santarém.  


  • Imprimir
  • E-mail