Banpara energia solar


Empresário que atuou em Santarém é preso em Belém suspeito de desviar R$ 15 milhões em óleo de dendê

Portal OESTADONET - 10/05/2024

Policiais na mansão do empresário Washington Canté (detalhe) em condomínio de luxo, em Belém - Créditos: Divulgação/Arquivo

 

 

A Delegacia de Polícia Fluvial (DPFLU), da Polícia Civil (PC), de Belém, cumpriu, nesta quinta-feira (9), um mandado de prisão preventiva contra o empresário Washington Luiz Canté Lima, 69 anos. A polícia fez buscas e apreensões na residência do suspeito, no Residencial Greenville I, e apreendeu armas, dinheiro, além de carros de luxo e uma grande quantidade de munições de diversos calibres. 

 

Washington Canté, que atua no campo de combustível na capital paraense, tem histórico de envolvimento em vários crimes, além de prisões. Segundo a polícia, Canté seria o responsável por um esquema que desviou 38 mil toneladas de óleo de dendê.

 

O empresário santareno foi preso pela primeira vez, em 2010, quando ele teve a prisão decretada pela Justiça por suspeita de crime de estelionato e formação de quadrilha. Na época, ele era dono da empresa Garantia Veículos, que facilitava o financiamento de carros em um esquema que lesou várias pessoas.

 

Desta vez, Washington Canté foi preso sob a acusação de furto qualificado, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Segundo a DPFLU, ele teria desviado 38 mil toneladas de óleo de dendê, avaliada em cerca de R$ 15 milhões. O crime aconteceu em 2023, às margens do rio Moju, e a carga foi recuperada pela polícia.

 

Ainda de acordo com a DPFLU, além da residência a empresa de Washington Canté também foi alvo de busca e apreensão. Foram aprendidos na operação computadores, três celulares, duas metralhadoras, um rifle, um revolver, duas pistolas, dinheiro em espécie, como real, dólar e euro e cinco carros de luxo e grande quantidade de munição.

 

Além da prisão de Washington Luiz Canté Lima, a DPFLU vai seguir com as investigações, já que ainda existem mais crimes e pessoas envolvidas.




  • Imprimir
  • E-mail