cartão afinidade banpara abril 2024

Santarém registra 6 casos confirmados de dengue e 12 de Chikungunya em 2024

PORTAL OESTADONET - 07/03/2024

 

De acordo com informações repassadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o município de Santarém, no oeste do Pará, registrou este ano seis casos confirmados de dengue e 12 casos de Chikungunya. A pasta informa que não houve registro para Zica. As três doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. 

 

Monte Alegre já registrou 399 casos de dengue em 2024

 

A secretaria informou ao Portal OESTADONET que 88 exames estão sob investigação. A Semsa aguarda pelo resultado dos exames. 

 

A Divisão de Vigilância Epidemiológica acompanha os casos notificados e monitora os pacientes com sintomas da doença. No ano passado foram 21 casos positivos confirmados e 185 notificações. Em 2022, os casos positivos somaram 22 e foram 164 notificações.

 

Devido o início do período chuvoso, a secretaria tem intensificado as ações de prevenção aos focos do mosquito transmissor da doença. Agentes de endemias têm percorrido a cidade levando orientações à população sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do Aedes. 

 

Para evitar a dengue, é preciso estar atento aos arredores. O Aedes aegypti precisa de água para pôr seus ovos e se multiplicar. Por isso, tudo o que pode acumular água tem que ser eliminado: lixo, garrafas, pneus.




  • Imprimir
  • E-mail