Banpara energia solar


Memória de Santarém: A concessão da primeira televisão

Lúcio Flávio Pinto - 18/02/2024

Discurso do Ministro das Comunicações Haroldo Corrêa de Matos na inauguração da emissora - Créditos: Foto: TV Tapajós/Arquivo


O primeiro canal de televisão, o 4, foi concedido em agosto de 1978 à Rádio e TV Tapajós Ltda. O contrato foi assinado pelo ministro das Comunicações, Euclides Quandt de Oliveira, e pelos diretores da empresa, Joaquim da Costa Pereira e Paulo Campos Corrêa, além do coronel Indalécio Diógenes, diretor do Dentel (Departamento Nacional de Telecomunicações) e Luiz Fernando Marques, diretor da divisão de radiodifusão do Dentel. Foram testemunhas os senadores Jarbas Passarinho e Cattete Pinheiro. A partir da publicação do ato no Diário Oficial da União, os concessionários teriam seis meses para apresentar o projeto e o equipamento a ser usado, e dois anos para colocar a estação no ar. Seria a primeira emissora de televisão no interior do Pará.

 

Ao falar em nome da diretoria da TV Tapajós, o então deputado federal Ubaldo Corrêa disse que esse ato fazia parte de uma série de medidas adotadas pela administração do general Ernesto Geisel em proveito de Santarém: inauguração da estrada Santarém-Cuiabá, verbas para combater a erosão e pavimentar a cidade, inauguração do novo aeroporto internacional (em 24 de outubro daquele ano) e inauguração da hidrelétrica de Curuá-Una.

 


Disse ainda que o anúncio da instalação da TV “foi tão bem recebido que já alguns compraram aparelhos de televisão”, aguardando pela transmissão das imagens. “Isso fez com que fosse tomada a iniciativa de apressar a execução do serviço”.

 

Na ocasião, o diretor-superintendente do grupo Liberal, Romulo Maiorana, anunciou que, tão logo entrasse no ar, a televisão de Santarém passaria a integrar a Rede Globo, da qual a TV Liberal, em Belém, era afiliada, “com a programação do nosso canal 7 e o noticiário local, visando o desenvolvimento da cultura santarena”.

 

 

 Lançamento da pedra fundamental e construção da emissora — Foto: TV Tapajós/Arquivo
Lançamento da pedra fundamental e construção da emissora — Foto: TV Tapajós/Arquivo

 

 

Ato de assinatura do contrato com a Rede Globo — Foto: TV Tapajós/Arquivo
Ato de assinatura do contrato com a Rede Globo — Foto: TV Tapajós/Arquivo

 

 

 

LEIA EDIÇÕES ANTERIORES DE MEMÓRIA DE SANTARÉM CLICANDO AQUI




  • Imprimir
  • E-mail