Banpara energia solar


Comissão Intergestores Bipartite aprova ampliação de serviço de hemodiálise em Santarém

Portal OESTADONET - 16/02/2024

Ruth Peixoto é paciente do HRBA desde 2009 - Créditos: Divulgação/Agência Pará

 

A Comissão Intergestores Regional do Baixo Amazonas (CIRBA), aprovou a proposta de validação do número de 19 cadeiras de hemodiálise para fim de revisão dos valores destinados ao cuidado de pessoa com Doença Renal Crônica (DRC), na tabela de incentivos do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) para o município de Santarém, no oeste do Pará. 

 

A aprovação ocorreu na 1ª reunião ordinária da CIRBA, realizada no último dia 26 de janeiro, realizada em Santarém. A decisão, que foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), segue o que determina a Portaria GM/MS n° 762, de 23 de junho de 2023, que institui o incentivo financeiro de custeio por equipamento de hemodiálise em uso no SUS, nos serviços que tenham até 29 máquinas destinadas ao cuidado da pessoa com DRC.

 

Em Santarém, atualmente, o Hospital Regional do Baixo Amazonas conta com 46 máquinas de hemodiálise em operação, sendo cinco equipamentos de reserva para substituição, caso necessário.

 

O Centro de Terapia Renal Substitutiva (CRTS) do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), atende 197 usuários com o serviço de hemodiálise, além de 20 pacientes que fazem a diálise peritoneal em casa.

 

No ano passado, o centro realizou 30.400 sessões de hemodiálise. Uma média de 2.500 atendimentos por mês aos pacientes renais crônicos. As sessões são realizadas em quatro turnos, durante seis dias da semana.




  • Imprimir
  • E-mail