Verão julho

Itaituba e Novo Progresso estão entre 12 municípios que mais emitem gases de efeito estufa no Brasil

Portal OESTADONET - 07/02/2024

 

Os municípios de Altamira e São Félix do Xingu, no Pará, lideram o ranking de cidades que mais emitem gases do efeito estufa no Brasil. Uma pesquisa do Centro de Soberania e Clima aponta que municípios localizados na região Norte são os recordistas na emissão de poluentes no país e causadores, portanto, do aquecimento global. 

 

Das 20 cidades brasileiras que mais poluem o ar que respiramos, 14 delas estão na Amazônia e nove estão no Pará. Além de Altamira, aparecem na lista, os municípios de São Félix do Xingu, Pacajá, Novo Progresso, Novo Repartimento, Itaituba, Portel, Senador José Porfírio e Anapu.

 

Na região Norte, os municípios de Porto Velho (RO), Lábrea (AM), Apuí (AM), Novo Aripuanã (AM) e Manaus (AM) engrossam a lista de cidades que emitem gases do efeito estufa. Completando a lista de mais poluidoras estão São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Colniza (MT), Vila Bela da Santíssima Trindade (MT), Serra (ES) e Aripuanã (MT).

 

Altamira e São Félix do Xingu, do Pará, com 40 e 30 milhões de toneladas de CO2 (MtCO2), respectivamente, estão na ponta desse ranking.

 

O infográfico intitulado "Meio Ambiente e Desenvolvimento", elaborado pela pesquisadora Beatriz Mattos, aponta que o principal motivo do aumento da emissão de gases poluentes na atmosfera é resultado dos desmatamentos e, na maioria dos casos, relacionados aos crimes ambientais. 

 

A maioria dos municípios e estados apontados como maiores emissores de GEE tem a Floresta Amazônica como parte de seus territórios, alvo contantes de queimadas e desmatamentos.

 

O SEEG calculou as emissões de gases de efeito estufa de todos os 5.570 municípios brasileiros. O levantamento inclui inúmeras fontes de emissão nos setores de energia, indústria, agropecuária, tratamento de resíduos e mudança de uso da terra e florestas. Se Altamira fosse um país, o município paraense seria um dos maiores poluidores do mundo, à frente de Suécia e Noruega, segundo dados do CAIT, o ranking global de emissões do World Resources Institute.

 

Os principais gases de efeito estufa são o dióxido de carbono (CO2), o metano e o óxido de nitroso. O CO2 é o gás que tem maior contribuição para o aquecimento global, pois representa mais de 70% das emissões de GEE e o seu tempo de permanência é de no mínimo 100 anos, resultado em impactos no clima ao longo de séculos.

 

A redução do desmatamento, o reflorestamento e a conservação de áreas naturais, bem como o uso de energias renováveis não convencionais, a reciclagem são algumas das maneiras de reduzir as emissões dos gases de efeito estufa e, consequentemente, os efeitos no aquecimento global.




  • Imprimir
  • E-mail