pms fev 2024 exploração sexual
rec cartão afinidade Banpará fevereiro interno

Atuação violenta em abordagem da PM em Itaituba e Trairão é discutida em reunião do MP

PORTAL OESTADONET - 01/02/2024

Créditos: Divulgação/MPPA

 

Denúncias de violência policial durante as abordagens feitas pela Polícia Militar nos municípios de Trairão e Itaituba, no sudoeste do Pará, foram o tema central de uma reunião promovida pelo Ministério Público do Estado (MPPA), nesta terça-feira (30), e que contou com a participação do comandante do 15º BPM, tenente coronel Jorge Neves Campos, e do coronel Leonardo Franco Costa, chefe do gabinete do MPPA.

 

A reunião virtual foi conduzida pelo promotor de Justiça, Erick Ricardo Souza Fernandes, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Itaituba. Na ocasião, ele repassou os detalhes do procedimento administrativo nº 001308-922/2023, instaurado no âmbito do MP para acompanhar e fiscalizar a atuação de policiais militares nos municípios de Itaituba e Trairão, diante das denúncias de violência policial nas operações realizadas.

 

O promotor Erick Ricardo Souza Fernandes esclareceu que aos oficiais que o procedimento instaurado pelo MP constatou um número significativo de reclamações por parte dos flagranteados, relacionadas à violência empregada pela PM durante as prisões nos dois municípios.

 

O promotor mencionou que, em uma audiência recente, o juiz destacou uma melhora substancial nas ocorrências, observando uma evolução positiva na atuação da PM. Ele reconheceu os esforços da PM em melhorar as abordagens policiais. 

 

Por outro lado, Erick Ricardo ressaltou que o MP vai continuar acompanhando e fiscalizando a atuação da PM e solicitou que sejam realizadas apurações e encaminhamentos necessários sempre que o juiz e o Promotor requisitarem informações à polícia.




  • Imprimir
  • E-mail