Banpara energia solar


Festival do Pirarucu de Santa Maria do Tapará, em Santarém, entra no calendário de eventos do Pará

Portal OESTADONET - 12/01/2024

Santa Maria do Tapará reúne mais de 1.500 pessoas durante o Festival do Pirarucu - Créditos: Sapopema

 

O Festival do Pirarucu, realizado todos os anos na comunidade de Santa Maria do Tapará, no município de Santarém, no oeste do Pará, passou a integrar o calendário cultural de eventos do Estado. O evento foi oficializado pelo governador Helder Barbalho, por meio da lei nº 10.316, de 5 de janeiro de 2024. 

 

Tradição e sabor amazônico: pirarucu assado na brasa com banana-da-terra

 

A lei, que institui no calendário oficial de eventos do Estado do Pará, o Festival do Pirarucu, destaca que o evento tem como objetivo principal, o fomento da cultura, do turismo e da gastronomia local, além de promover a preservação do meio ambiente e a valorização das práticas de manejo sustentável do pirarucu, espécie ameaçada de extinção.

 

A comunidade de Santa Maria do Tapará realiza, todos os anos, sempre no terceiro final de semana do mês de novembro, o festival, que atrai visitantes de várias cidades paraenses e também de turistas de outros estados brasileiros.

 

O festival propõe inovações para fortalecer o manejo do pirarucu e comemorar a defesa dos recursos naturais na região, além de divulgar o trabalho realizado na região de várzea, com respeito ao período de desova do pirarucu e cuidado para a preservação da espécie. A comunidade possui um acordo de pesca que determina períodos para pesca. 

 

Durante o festival são servidas as iguarias à base do pirarucu. Entre os pratos mais pedidos estão o pirarucu frito, desfiado, entrecha, mojica, churrasco e vatapá de pirarucu. 

 

O evento é realizado pela Associação Comunitária de Santa Maria do Tapará (ASCOSAMTA) em parceria com a Prefeitura de Santarém.




  • Imprimir
  • E-mail