pms fev 2024 exploração sexual
rec cartão afinidade Banpará fevereiro interno

Incêndio destrói plantação de melancia em comunidade de várzea em Santarém; veja o vídeo

Portal OESTADONET - 22/11/2023

Plantação de melancia atingida pelo fogo - Créditos: Repordução/Vídeo

Um incêndio destruiu uma plantação de melancia na comunidade de Costa do Tapará, na região de várzea do município de Santarém, no oeste do Pará. Segundo os moradores, as queimadas naquela região já duram três dias e, além das plantações dos produtores, ameaçam também as residências das pessoas. Os próprios comunitários se mobilizaram para tentar conter os focos de incêndio que se propagam rapidamente devido o tempo seco e vento forte.

 

 

 

 

Segundo os moradores, o fogo teria começado em um roçado de forma intencional. Apesar dos inúmeros alertas feitos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Ibama, donos de terras continuam tocando fogo em área de vegetação e colocando em risco comunidades inteiras.

 

 

 

 

Em um vídeo compartilhado nas redes sociais nesta terça-feira (21), o morador mostra a grande quantidade de melancia destruída pelas chamas. “Isso que dá uma tristeza ver todas essas melancias queimadas. Mais de mil melancias queimadas. O fogo tá com três dias”, narra o morador.

 

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), acompanha o drama dos produtores rurais do município, nas regiões de várzea, rios e planalto, orientando sobre o uso de fogo no roçado, e auxiliando aqueles que tiveram suas produções afetadas pela estiagem.




  • Imprimir
  • E-mail