Alfabetiza junho

Santarém e Itaituba amanhecem encobertas por fumaça pelo quarto dia esta semana

Portal OESTADONET - 16/11/2023

Orla de Santarém e área de Itaituba nesta quinta-feira(16) - Créditos: Bena Santana/Norton Sussuarana

As cidades de Santarém e Itaituba, localizadas no vale do rio Tapajós, na região oeste do Pará, amanheceram esta quinta-feira(16) encobertas por fumaça provocada por queimadas que não estão se dissipando rapidamente por causa da auência de chuvas neste período ano.

 

Em Santarém, desde a última segunda-feira(13) a cena se repete, com o céu nublado pela fumaça e baixa visibilidade para quem viaja pelo rio ou pelas rodovias da região.

 

Imagens do satélite da NASA, às 08h30, mostra focos de queimadas na área de proteção ambiental de Alter do Chão (APA Alter do Chão). Mas esse fogo provoca fumaça que é levada pelos ventos, não atingindp a zona urbana de Santarém. A fumaça que encobre a cidade é proveniente de outras regiões do estado, incluindo as áreas no limite com o município de Uruará, na Br-230.

 

 

 

 

Registro feito logo cedo por Norton Sussuarana mostra que a fumaça prejudica a visibilidad, em Itaituba. O funcionário público registrou nas redes sociais: "Há quase duas semanas venho tirando fotos no inicio da manhã e no fim da tarde de cada dia para registrar a evolução/diminuição do fumacê que cobre Itaituba. E a tendência é se manter essa fumaça, apesar de uns 4 dias atrás ter dado uma diminuida...E os problemas respiratórios so vão aumentando!", escreveu Norton.

 

O repórter Bena Santana também esteve nas primeiras horas desta manhã na orla de Santarém. A imagem captada por ele mostra a orla da cidade e o rio Tapajós encobertos pela fumaça.




  • Imprimir
  • E-mail