pms fev 2024 exploração sexual
rec cartão afinidade Banpará fevereiro interno

Helder, ministros e prefeito Nélio visitam área afetada pela estiagem no Igarapé da Praia, em Santarém

Portal OESTADONET - 15/11/2023

O governador Helder Barbalho, o ministro das cidades Jader Filho e o ministro da integração nacional Valdez Góes chegam a Santarém para uma reunião com prefeitos, entidades e moradores de comunidades afetadas pela ausência de chuvas, forte calor e vazante acentuada dos rios e canais de navegação no Baixo Amazonas.

 

A comitiva, da qual faz parte o secretário regional de governo José Maria Tapajós, segue de lancha, às 09h30 para a comunidade de Iagrapé da Praia e, na volta, partcipam às 11h00, de reunião no auditório da ACES.

 

O governador do estado e os ministros vão debater ações emergenciais de combate à estiagem na região, que tem isolado comunidades, não permitindo o acesso, inclusive, a agua potavel, e diificultando a locomoção dos comunitários.

 

A forte estiagem afeta os pescadores. São cerca de 5 mil em Santarém. Os lagos continuam praticamente secos, provocando a morte de peixes.

 

Durante a reunião na ACES, será anunciada a ajuda emergencial aos pecadores no valor de R$ 2.400.

 

No Baixo Amazonas, mais de 10 municípios já decretaram estado de emergência por causa da forte estiagem. Com a medida, as prefeituras aguardam a liberação de verbas para a compra de comida e água potável, e para a instação de geradores de energia e bombas de captação de água e rede de distribuição nas comunidades afetadas pela seca.

 




  • Imprimir
  • E-mail