pms fev 2024 exploração sexual


Reitora da UFOPA diz que ranking universitário da Folha tem indicadores que favorecem a instituições do sul e sudeste

Portal OESTADONET - 14/11/2023

Professora Aldenize Xavier, reitora da UFOPA - Créditos: Arquivo

A reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), professora Aldenize Xavier, comentou o resultado do Ranking Universitário da Folha (RUF), das melhores universidades públicas e privadas do Brasil, divulgado nesta segunda-feira (13), pelo jornal Folha de São Paulo. A UFOPA aparece na 135ª posição. Entre os indicadores mencionados no RUF, a instituição apresentou bons resultados em ensino e pesquisa. Por outro lado, não pontuou em mercado. 

 

CONFIRA O RANKING AQUI

 

Na análise da reitora, o ranking de Universidades da Folha, apresenta alguns indicadores que favorecem as universidades da região sul e sudeste. Ela também questiona que alguns indicadores não são bem claros sobre a metodologia do cálculo. 

 

Ela cita como exemplo, o indicador de mercado, onde a UFOPA não pontuou na edição 2023 da RUF. “Sabe-se que algumas empresas são perguntadas a respeito de quais as universidades em que eles pensam para empregar, mas nós não sabemos que tipo de empresa, e quais são as empresas, e é claro que as grandes empresas no país não estão localizadas na região norte. Então, isso reflete bastante do resultado desse ranking”, destaca a reitora.

 

Por outro lado, Aldenize Xavier criticou a ausência de um indicador importante que é o de extensão. Esse indicador mede o impacto e a importância da instituição para a região. “Um indicador importante para nossas universidades, que é o indicador de extensão, que ele mede o impacto e a importância daquela universidade na região em que ela atua, não é medido. A extensão não é um critério considerado no ranking”, aponta.

 

Apesar dos números não terem sido totalmente favoráveis à UFOPA, a reitora destaca que esses indicadores divulgados nesta segunda são importantes do ponto de vista de melhoria e investimento para que a UFOPA alcance resultados melhores no próximo ranking.

 

“É claro que, de acordo com a metodologia que é desenvolvida pelo ranking, nos traz informações sobre o andamento da universidade, levando em consideração esse ranking e de como e onde ela pode melhorar e investir suas ações que estejam alinhadas com o objetivo estratégico dessas universidades para com sua região”, disse a reitora.




  • Imprimir
  • E-mail