Alfabetiza junho

Missão Técnica de Supervisão do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia visita Santarém e Belterra

PORTAL OESTADONET, com informações da Agência Pará - 06/11/2023

Créditos: Imagem ilustrativa

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) participa, a partir desta terça-feira (7) até quinta-feira (9), no município de Santarém, no Baixo Amazonas, da segunda etapa da missão Técnica de Supervisão do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL, sigla em inglês), que inclui visitas técnicas de campo. A iniciativa é voltada para a proteção da biodiversidade por meio da implantação de políticas e ações de promoção do uso sustentável e recuperação da floresta amazônica.

 

A ação será integrada com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Banco Mundial, Conservação Internacional (CI), o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade e a Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural do Pará (Emater-PA).

 

 

As ações de supervisão de campo em Santarém contarão com a participação de 40 pessoas, em grupo também formado por equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), Serviço Florestal Brasileiro, Fundação Getulio Vargas (FGV), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-PA), além de secretarias estaduais dos estados do Amazonas, Acre e Rondônia.

 

A delegação irá visitar áreas onde são implementadas iniciativas de regularização ambiental, restauração florestal e atividades sustentáveis que são apoiadas de forma direta e indireta pelo projeto. Na terça-feira (7), a delegação vai visitar projetos de meliponicultura e manejo florestal sustentável em comunidades extrativistas da Unidade de Conservação (UN) Floresta Nacional (Flona) Tapajós, em Belterra, município localizado a 40 quilômetros de Santarém. À noite será realizada uma reunião e apresentação de cases no auditório do Hotel London.

 

No dia 8, a primeira ação será realizada no Sítio Orgânico Terra Verde, em Santarém e, em seguida, na Área de Manejo Florestal Sustentável na Rodovia Cuiabá-Santarém. Também será realizada uma visita ao Território Quilombola Bom Jardim. No dia 9, os participantes irão de barco para a Reserva Extrativista Marinha (Resex) Tapajós Arapiuns.




  • Imprimir
  • E-mail