banpara LCI julho 2024
Verão julho

Gestão da frequência de alunos beneficiados pelo Bolsa Família em Santarém é destaque em avaliação do MEC

Portal OESTADONET - 01/11/2023

Créditos: Imagem ilustrativa

O alcance de mais de 80% de frequência dos alunos da rede municipal de ensino foi um dos pontos destacados pelo Ministério da Educação (MEC), em recentemente comunicado enviado à Prefeitura de Santarém, no oeste do Pará, pelo ministro da Educação, Camilo Sobreira de Santana, ao parabenizar o município pela boa gestão no controle de gestão escolar. 

 

O documento pontuou ainda a importância da parceria entre o MEC e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) na implementação do Programa Bolsa Família (PBF) e na garantia de direitos sociais.

 

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, falou da importância do reconhecimento, que serve de incentivo a mais para que as políticas voltadas para a área da educação sejam ainda mais fortalecidas na atual administração. Ele compartilhou com os profissionais da educação o reconhecimento dado pelo MEC e disse estar honrado com a conquista.

 

“Essa parceria entre o governo federal e os municípios, como Santarém, é essencial para a construção de uma educação de qualidade e o fortalecimento dos direitos sociais das famílias em situação de vulnerabilidade. O MEC enaltece o comprometimento da cidade em garantir que as crianças tenham acesso a uma educação digna e de qualidade”, disse o prefeito.

 

Nélio Aguiar também informou que o município realiza o maior investimento da história da educação de Santarém nos últimos anos. “Mas, não é só de obra que nossos alunos precisam. Então, atuamos em várias frentes de trabalhos para fortalecer a a presença de nossas crianças na escola e esse reconhecimento significa que estamos no caminho certo”, comemorou o prefeito.

 

O MEC, por meio da Coordenação de Acompanhamento Educacional do Programa Bolsa Família (CAEBF), apoia e monitora o registro da frequência escolar dos estudantes beneficiários do programa. A frequência escolar é uma das condicionantes exigidas pelo PBF, e o MEC utiliza o Sistema Presença para acompanhar esse registro.

 

O Programa Bolsa Família é uma iniciativa fundamental para proporcionar renda básica a famílias em situação de vulnerabilidade agravada pela pobreza. Além disso, o PBF busca integrar políticas públicas, fortalecendo o acesso das famílias a direitos básicos, como saúde, educação e assistência social.

 

A Prefeitura de Santarém reitera seu compromisso contínuo com a promoção da educação e a melhoria das condições de vida das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, destacando que essa parceria é fundamental para o desenvolvimento da cidade e a realização dos direitos básicos de sua população.




  • Imprimir
  • E-mail