pms fev 2024 exploração sexual
rec cartão afinidade Banpará fevereiro interno

Nível do Rio Tapajós iguala marca histórica da seca de 2010 em Santarém

Portal OESTADONET - 23/10/2023

Orla de Santarém, 22 de outubro de 2023 - Créditos: Sandro Lopes

O nível do Rio Tapajós se igualou, domingo (22), à marca da seca histórica de 2010 em Santarém, no oeste do Pará. Na medição realizada pela Defesa Civil Municipal na régua da Agência Nacional das Águas (ANA), no porto da Companhia Docas do Pará (CDP), as águas do Tapajós marcaram exatos 44 centímetros. Na manhã desta segunda-feira(23), o nivel do rio estava 6 centímetros mais baixo do que na mesma data há 13 anos.

 

Navegação de barcaças de grãos é afetada por seca histórica na região Amazônica

 

O boletim divulgado diário divulgado pela Defesa Civil mostra o comparativo dos menores níveis registrados nos últimos anos. A marca de hoje, domingo, indica que o nível do Tapajós está abaixo da marca registrada em 2022, quando chegou a 1,26 metros. No comparativo ao mesmo período, em 2015, a marca era de 1,46 metros. 

 

A Defesa Civil ressalta que a cota de alerta é de 2,10 metros.

 

Em Santarém, diversas comunidades estão sofrendo com a escassez de água em razão da baixa dos rios, lagos e igarapés. A Prefeitura, por meio da Defesa Civil, monitora as localidades mais críticas e auxilia as famílias com mantimentos e água potável.

 

Na semana passada, Santarém recebeu a ajuda humanitária do governo do Estado. As famílias das áreas mais atingidas estão recebendo cestas básicas e água para beber.

 

A Secretaria Regional de Governo lidera os trabalhos de entrega dos kits humanitários nas regiões do Tapajós e Baixo Amazonas.




  • Imprimir
  • E-mail