Banpará energia solar  julho 2024

SEMAS convoca audiência pública sobre projeto de extração de cerca de 80 toneladas de ouro, em Castelo dos Sonhos

Portal OESTADONET - 28/09/2023

Sondagem em projeto de outro da TriStar Gold, em Castelo dos Sonhos - Créditos: Divulgação/Arquivo

Uma audiência pública marcada para o próximo dia 22 de novembro, vai discutir com a sociedade de Castelo dos Sonhos, distrito do município de Altamira, no sudoeste do Pará, o projeto Castelo dos Sonhos de extração e beneficiamento mineral, cuja maior interessada é a empresa Mineração Castelo dos Sonhos Ltda. 

 

O projeto da TriStar Gold está concentrado nas localidades de Esperança Sul e Esperança do projeto Castelo de Sonhos, no Pará, e têm estimativa de recursos de 182 mil onças de ouro contidas e indicadas e 98 mil onças de ouro inferidas, cerca de 80 toneladas do metal.

 

Segundo a mineradora, Castelo dos Sonhos é um projeto em que a mineralização de ouro está hospedada em conglomerados proterozóicos e quartzitos, semelhantes aos encontrados em depósitos de ouro como Jacobina, na Bahia, da Yamana Gold, e Tarkwa, em Gana.


A TriStar Gold é uma empresa de exploração de ouro voltada para propriedades de alto potencial, com ênfase no Brasil. Seus principais projetos são Castelo de Sonhos e Bom Jardim, ambos na província mineral de Tapajós, no Estado do Pará.

 

A empresa de royalties de metais preciosos Royal Gold vai investir US$ 8 milhões, cerca de R$ 32 milhões, no projeto de ouro do Castelo de Sonhos (CDS) da TriStar Gold, no Pará. Aporte tem como contrapartida royalties e opções de compra de ações.

 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), publicou, na edição desta quinta-feira (28), do Diário Oficial do Estado (DOE), edital convocando a população da região afetada pelo empreendimento.

 

Além da sociedade civil, estão sendo convidados também, representantes dos ministérios públicos federal e estadual, autoridades federais, estaduais e municipais, além de órgãos públicos e privados, instituições governamentais e não-governamentais e a população em geral.

 

O objetivo da audiência pública é levar informações à comunidade sobre o projeto Castelo dos Sonhos, e apresentar seus potenciais impactos ambientais, visando possibilitar a discussão e o debate sobre o Relatório de Impacto Ambiental, no intuito de subsidiar a análise do processo pela Semas.

 

O evento está marcado para o dia 22 de novembro, às 18 horas no salão paroquial da igreja Santo António de Pádua, localizada na rua Irene Heck , no Castelo dos Sonhos em Altamira.

 

Segundo a Semas, o EIA/RIMA encontra-se a disposição dos interessados para consulta através dos endereços: EIA: https://www.semas.pa.gov.br/publicacoes/estudos-de-impacto-ambiental/ Rima:https://www.semas.pa.gov.br/wp-content/uploads/2015/10/RIMA- RELAT%C3%93RIO-DE-IMPACTO-AMBIENTAL.pdf

 

Comunicação

 

A pasta de meio ambiente informou ainda que no dia 26 de julho deste ano, foi protocolado o processo no 2022/26094, para análise da Semas, objetivando a concessão de licença ambiental, o Estudo de Impacto Ambiental – EIA e o respectivo Relatório de Impacto Ambiental – RIMA, do Projeto Castelo dos Sonhos de responsabilidade da empresa Castelo dos Sonhos Ltda., referentes à extração mineral e beneficiamento minério de ouro na região.

 

Informa, ainda, que a documentação referente ao Estudo de Impacto Ambiental - EIA e Relatório de Impacto Ambiental – RIMA, encontra-se a disposição dos interessados para consulta através dos endereços.




  • Imprimir
  • E-mail