pms fev 2024 exploração sexual
rec cartão afinidade Banpará fevereiro interno

SEMAS convoca audiência pública sobre projeto de extração de cerca de 80 toneladas de ouro, em Castelo dos Sonhos

Portal OESTADONET - 28/09/2023

Sondagem em projeto de outro da TriStar Gold, em Castelo dos Sonhos - Créditos: Divulgação/Arquivo

Uma audiência pública marcada para o próximo dia 22 de novembro, vai discutir com a sociedade de Castelo dos Sonhos, distrito do município de Altamira, no sudoeste do Pará, o projeto Castelo dos Sonhos de extração e beneficiamento mineral, cuja maior interessada é a empresa Mineração Castelo dos Sonhos Ltda. 

 

O projeto da TriStar Gold está concentrado nas localidades de Esperança Sul e Esperança do projeto Castelo de Sonhos, no Pará, e têm estimativa de recursos de 182 mil onças de ouro contidas e indicadas e 98 mil onças de ouro inferidas, cerca de 80 toneladas do metal.

 

Segundo a mineradora, Castelo dos Sonhos é um projeto em que a mineralização de ouro está hospedada em conglomerados proterozóicos e quartzitos, semelhantes aos encontrados em depósitos de ouro como Jacobina, na Bahia, da Yamana Gold, e Tarkwa, em Gana.


A TriStar Gold é uma empresa de exploração de ouro voltada para propriedades de alto potencial, com ênfase no Brasil. Seus principais projetos são Castelo de Sonhos e Bom Jardim, ambos na província mineral de Tapajós, no Estado do Pará.

 

A empresa de royalties de metais preciosos Royal Gold vai investir US$ 8 milhões, cerca de R$ 32 milhões, no projeto de ouro do Castelo de Sonhos (CDS) da TriStar Gold, no Pará. Aporte tem como contrapartida royalties e opções de compra de ações.

 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), publicou, na edição desta quinta-feira (28), do Diário Oficial do Estado (DOE), edital convocando a população da região afetada pelo empreendimento.

 

Além da sociedade civil, estão sendo convidados também, representantes dos ministérios públicos federal e estadual, autoridades federais, estaduais e municipais, além de órgãos públicos e privados, instituições governamentais e não-governamentais e a população em geral.

 

O objetivo da audiência pública é levar informações à comunidade sobre o projeto Castelo dos Sonhos, e apresentar seus potenciais impactos ambientais, visando possibilitar a discussão e o debate sobre o Relatório de Impacto Ambiental, no intuito de subsidiar a análise do processo pela Semas.

 

O evento está marcado para o dia 22 de novembro, às 18 horas no salão paroquial da igreja Santo António de Pádua, localizada na rua Irene Heck , no Castelo dos Sonhos em Altamira.

 

Segundo a Semas, o EIA/RIMA encontra-se a disposição dos interessados para consulta através dos endereços: EIA: https://www.semas.pa.gov.br/publicacoes/estudos-de-impacto-ambiental/ Rima:https://www.semas.pa.gov.br/wp-content/uploads/2015/10/RIMA- RELAT%C3%93RIO-DE-IMPACTO-AMBIENTAL.pdf

 

Comunicação

 

A pasta de meio ambiente informou ainda que no dia 26 de julho deste ano, foi protocolado o processo no 2022/26094, para análise da Semas, objetivando a concessão de licença ambiental, o Estudo de Impacto Ambiental – EIA e o respectivo Relatório de Impacto Ambiental – RIMA, do Projeto Castelo dos Sonhos de responsabilidade da empresa Castelo dos Sonhos Ltda., referentes à extração mineral e beneficiamento minério de ouro na região.

 

Informa, ainda, que a documentação referente ao Estudo de Impacto Ambiental - EIA e Relatório de Impacto Ambiental – RIMA, encontra-se a disposição dos interessados para consulta através dos endereços.




  • Imprimir
  • E-mail