Banpara bio maio
TCE evento STM

Primeiro Congresso de Relações Internacionais da UFOPA começa nesta quarta-feira, em Santarém

Ascom/UFOPA - 27/09/2023

O I Congresso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) será realizado no período de 27 a 30 de setembro de 2023, no Auditório da Unidade Tapajós do Campus Santarém, em conjunto com a I Amazon Exposcience, exposição científica dos grupos de pesquisas da Ufopa e da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), que traz como tema “Criatividade e inovação científica desenvolvida na Amazônia”.

 

Abertos ao público e à comunidade acadêmica, os eventos são promovidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit) da Ufopa, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (SND) da Ufopa e a Unifesspa e apoio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa). O objetivo é estreitar as relações nacionais e internacionais estabelecidas entre universidades, empresas, sociedade civil e promotores do desenvolvimento científico, por meio da reflexão e da divulgação de pesquisas sobre a Amazônia.

 

A abertura oficial será nesta quarta-feira, 27 de setembro, pela manhã, com palestras híbridas de representantes do Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial da Espanha (CDTI), do Ministério de Educação da Embaixada da Austrália no Brasil, British Council, Euraxes, entre outros. Também terá início a I Amazon Exposcience, com apresentação de grupos de pesquisas da Ufopa e da Unifesspa no saguão do 4º andar do Bloco Modular Tapajós I, também localizado na Unidade Tapajós, bairro do Salé.

 

A programação prossegue na quinta-feira, 28, com o Seminário de Teses da Ufopa, que contará com 14 apresentações de estudos realizados no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (SND). Na sexta-feira, 29, o destaque será a mesa-redonda “Desafios da Pesquisa e Pós-graduação na Amazônia”, com a participação de reitores e diretores de instituições de ciência e tecnologia. Os eventos terminam no sábado, 30, com visita científica dos parceiros internacionais nos laboratórios e unidades experimentais dos projetos desenvolvidos na Ufopa.

 

Confira a programação completa: http://amazonexposcienceufopa.com.br/




  • Imprimir
  • E-mail