Verão julho

Çairé celebra 50 anos de retomada do rito religioso; festival em Alter do Chão terá apresentação de um boto por noite; confira shows musicais nacionais

Portal OESTADONET - 22/08/2023

Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, durante coletiva de imprensa - Créditos: Divulgação

Foi divulgada pelo prefeito Nélio Aguiar a programação oficial do Festival dos Botos de Alter do Chão e a programação religiosa do Çairé.  O ritual religioso, que envolve o simbolismo da mistura entre o sagrado, é um dos maiores eventos culturais do Oeste do Pará, e será realizada na Vila Balneária de Alter do Chão no período de 14 a 18 de setembro, em uma edição especial em comemoração aos 50 anos, desde a sua retomada em 1973.

 

Nélio Aguiar destacou ainda que o rito tradicional é a parte cultural mais rica e valorizada do Çairé. “É o principal atrativo para os turistas. Uma história de mais de 300 anos que permanece em nossa cultura”, disse o prefeito.

 

No final da coletiva, as personalidades e membros do rito tradicional da festa fizeram o ritual da benção com banho de cheiro nos presentes e sob o som de ladainhas.

 

Festival dos Botos

 

Este ano, o modelo do festival permanece o mesmo do ano passado, no qual se mantém uma apresentação de boto por noite. Assim, o Boto Tucuxi se apresentará na sexta-feira (15) e o Boto Cor de Rosa no sábado (16), e também haverá o retorno do item galera, que avalia a organização e animação das torcidas.

 

O prefeito Nélio Aguiar ressaltou que a gestão, junto à comunidade, está preparando uma grande festa para os visitantes. "Estamos alinhados, governo e comunidade, para fazer um grande Çairé, honrando todas as tradições e, encantar os visitantes com um belíssimo espetáculo. Já temos a notícia de mais de cinquenta voos reservados, hotéis e pousadas lotadas, será uma grande festa", destacou Nélio.

 

Shows musicais

 

O prefeito anunciou as atrações musicais do Festival dos Botos de Alter do Chão deste ano. "Na quinta, dia 14, teremos o show do cantor Berg, Rabelo, ex Calcinha Preta, na sexta, 15, Flávio José no sábado, 16, Solange Almeida, ex Aviões do Forró, e MC Dourado, no domingo, 17, Eduardo Du Norte”, informou Nélio, acrescentando que todos os dias haverá shows com bandas locais e regionais.




  • Imprimir
  • E-mail