pms fev 2024 exploração sexual
rec cartão afinidade Banpará fevereiro interno

Resultados de análises atestam qualidade própria das águas dos lagos e praias de Santarém, diz Semma

Portal OESTADONET, com informações da PMS - 12/07/2023

As coletas ocorreram no período de 26 de maio a 16 de junho de 2023 - Créditos: Divulgação/SEMMA

O 3º Monitoramento de Balneabilidade das Praias de Santarém considerou própria/excelente para banho as águas do rio Tapajós na Ponta do Muretá, Ponta de Pedras, Pajuçara, Maracanã e Alter do Chão. O estudo faz parte do Contrato nº 008/2022, firmado entre a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e a AmazonHidro – Engenharia Ambiental e Análise de Água LTDA. 

 

As análises foram realizadas em consonância com a Resolução Conama 274 de 2000, sendo considerados como parâmetros microbiológicos indicadores de qualidade balnear, Escherichia coli e coliformes termotolerantes, além do parâmetro químico e potencial hidrogeniônico nas praias da orla fluvial, à direita do rio Tapajós.

 

As coletas ocorreram no período de 26 de maio a 16 de junho de 2023.

 

Também foram realizados testes para verificar o Índice de Qualidade da Água (IQA) dos Lagos Urbanos Papucu e Mapiri. Solicitado pelo Ministério Público do Estado do Pará, o estudo está em consonância com a Resolução Conama n° 357/2005.

 

Nestas análises, a qualidade da água foi considerada boa. Além disso, tanto o lago do Mapiri, quanto o lago do Papucu apresentaram melhoras em seus índices de qualidade da água com relação ao último período monitorado (janeiro).

 

Essa foi a segunda campanha de coleta de amostras nos lagos Papucu e Mapiri. As coletas deste programa de monitoramento serão realizadas quadrimestralmente ao longo de um ciclo anual no sentido de se relacionar a qualidade da água encontrada com a variação de cota do regime fluvial do rio Tapajós.




  • Imprimir
  • E-mail