pms fev 2024 exploração sexual
rec cartão afinidade Banpará fevereiro interno

Semas autoriza Alcoa a operar lagoas de rejeitos em Juruti(PA)

Portal OESTADONET - 20/04/2023

Uma das lagoas de rejeitos da Alcoa, em Juruti - Créditos: Portal OESTADONET/Arquivo/2016

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará (Semas-PA), concedeu à mineradora Alcoa World Alumina Brasil Ltda., Licença de Operação (LO), que autoriza a multinacional a iniciar a operação das Lagoas de Disposição de Rejeitos 8, localizada na mina de Juruti, no oeste do Pará.

 

A LO tem validade até 4 de abril de 2025. A autorização foi publicada na edição desta quarta-feira (19), do Diário Oficial do Estado (DOE).

 

De acordo com a empresa, o sistema de disposição de rejeitos da mina de Juruti segue normas rigorosas de controles de monitoramento, conforme prevê a legislação brasileira. Esse sistema passa por análise de especialistas e aditado por profissionais técnicos internos.

 

A Agência Nacional de Mineração (AMN), classifica o sistema de captação das lagoas como inerte e não nocivo à população. 

 

A Alcoa também tornou público que recebeu autorização de prorrogação da licença de instalação, pelo prazo de sete meses, a contar do dia 5 de abril, para continuação das obras e realização de melhorias no sistema de drenagem e execução de hidrossemeadura da estrada de acesso entre a Planta de Beneficiamento e a área do Plato Capiranga Central, localizada na Mina de Juruti, na zona rural do município.




  • Imprimir
  • E-mail