Verão julho

Chefe da Casa Civil se reúne com prefeitos da região, em Santarém

PORTAL OESTADONET - 06/02/2023

Chefe da Casa Civil Luiziel Guedes, o secretário José Maria Tapajós, o prefeito Nélio Aguiar e o deputado Henderson Pinto - Créditos: Portal OESTADONET

O chefe da Casa Civil do governo do Pará, Luiziel Gedes, reuniu nesta segunda-feira (6), com o novo secretário regional de governo, José Maria Tapajós, o deputado federal Henderson Pinto, deputados estaduais e prefeitos de 13 municípios da região. O encontro ocorreu na sede do Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas, em Santarém, no oeste do Pará.

 

Na oportunidade, os gestores municipais apresentaram as demandas dos municípios e ouviram dos representantes do Estado, as medidas para destravar convênios e recursos às prefeituras ainda este ano.

 

Denominada ‘Casa Civil visita os Municípios’, a iniciativa é uma maneira de o governo do Pará, atender a todas as regiões e suas necessidades neste início de ano.

 

O prefeito Marco Antônio Machado Lima, do município de Mojuí dos Campos, por exemplo, elogiou a iniciativa do govenador Helder Barbalho, nesse ato de assistência à região do Baixo Amazonas. “É um início de governo que nos dá a certeza de que teremos apoio às nossas demandas. A reunião foi positiva, pois apresentamos nossas necessidades emergenciais e recebemos como respostas que o governo vai destravar os convênios para acelerar a liberação de recursos de obras importantes para os municípios”, destacou o prefeito.

 

O novo secretário regional de Governo, José Maria Tapajós explicou que o diálogo com os prefeitos da região será permanente para que o Estado busque soluções para os problemas que estes enfrentam em suas cidades. Neste período de inverno rigoroso, o secretário informou que o governo estará presente para dar suporte para aqueles municípios que mais sofrem com a chegada do inverno amazônico.

 

“O governador Helder Barbalho vai dispensar uma atenção especial para a nossa região e nós vamos manter um canal permanente com cada prefeito para atender suas necessidades”, disse Zé Maria.

 

O prefeito de Santarém esteve no encontro em companhia do secretário municipal de infraestrutura, Daniel Simões. Nélio Aguiar apresentou os projetos prioritários que devem ser executados em parceira da prefeitura com o governo do estado.

 


Chefe da Casa Civil Luiziel Guedes e o secretário José Maria Tapajós receberam delegação de Mojuí dos Campos 

 

O deputado federal Henderson Pinto avaliou como positiva esse primeiro encontro com os prefeitos do oeste paraense e disse que no Congresso, será a voz da região para trazer recursos para diversos setores, sobretudo infraestrutura e saúde. Segundo ele, há um alinhamento do estado com o governo federal que certamente vai proporcionar mais investimentos em diversos setores. 

 

O deputado estadual Eraldo Pimenta também esteve presente à reunião e considerou a visita do chefe da Casa Civil a Santarém para uma conversa com os prefeitos bastante produtiva, pois serviu para que ele, como representante do governador, tomasse ciência das principais necessidades de cada cidade. “Temos certeza que essa parceria entre estado, união e municípios vai atrair muitos investimentos para todo o estado e para a nossa região”, disse Eraldo Pimenta. 

 

Participaram da reunião, representantes dos municípios de Alenquer, Juruti, Óbidos, Prainha, Curuá, Terra Santa, Oriximiná, Mojuí dos Campos, Santarém, Rurópolis e Belterra. Os gestores consideraram o encontro oportuno para que suas demandas fossem recebidas e avaliadas, já que muitos convênios firmados ainda durante a pandemia foram suspensos. Agora, há a possibilidade de destravar todos os contratos firmados entre estado e município, o que daria um alívio muito grande para as prefeituras que têm obras paradas ou por começar.




  • Imprimir
  • E-mail