Banpará energia solar  julho 2024

Reuniões preparatórias vão discutir propostas para elaboração do plano de manejo da APA Tapajós

Portal OESTADONET - 06/07/2022

A comunidade de Marupá, onde há mais de 60 anos começou a exploração de ouro no vale do rio Tapajós, no sudoeste do Pará, será uma das oito comunidades que sediarão, a partir desta quarta-feira (6), até o próximo dia 14 de julho, uma série de reuniões preparatórias para a elaboração do plano de manejo da Área de Proteção do Tapajós. Durante todo este mês, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e parceiros realizarão reuniões com os comunitários com o objetivo de apresentarem propostas para a elaboração do plano de manejo da APA Tapajós. 

 

A reunião desta quarta-feira está prevista para começar às 19 horas, no hotel Amarildo.  Na sexta-feira (8), será a vez da comunidade Creporizão receber a audiência pública, que será realizada na escola Leda Maria Gomes Barbalho.

 

No sábado (9), é a vez da comunidade Cuiu-Cuiu sediar o evento, que ocorrerá a partir das 13 horas na escola Presidente Tancredo Neves. No dia 10, domingo, é a vez da comunidade Jardim do Ouro participar da reunião, que vai acontecer na quadra da escola 


No dia 12, segunda-feira, às 19 horas, a reunião será na escola da comunidade Mamoal. E encerrando essa série de reuniões preparatórias, a comunidade de Água Branca, realiza o encontro às 18 horas, no Casarão da Vice-presidente.

 

A Área de Proteção Ambiental do Tapajós foi criada por meio de um decreto sem número de 2006 e depois por uma lei de 2012, que definiu seus limites. Até hoje, o plano de manejo da APA Tapajós não foi realizado. À frente desse processo, o ICMBio corre contra o tempo para elaborar o plano juntamente com as comunidades diretamente interessadas. 

 

Será durante essas reuniões preparatórias que começará a ser desenhada a proposta que formatará o plano de manejo da APA Tapajós, que recentemente tem sido alvo de garimpos na região.

 




  • Imprimir
  • E-mail