Banpará energia solar  julho 2024

Feira de flores é sucesso de vendas e valoriza floricultores do Tapajós

Agência Santarém de Notícias - 08/10/2019

Imagens da Feira Flor Tapajós - Créditos: Foto: Agência Santarém de Noticias

Em sua quarta edição, a Feira Flor Tapajós superou as expectativas dos produtores e organizadores. Mais de 200 espécies de flores e plantas foram comercializadas no Espaço Pérola do Tapajós, desde a última quinta-feira (03), até domingo (6), atingindo em média de 80% de vendas.

 

A Feira foi organizada pela Associação Flores do Tapajós e parceiros como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), além de empresas privadas.

O evento teve como finalidade principal dar visibilidade à cadeia produtiva das plantas ornamentais, reunindo em um único local todos os elos da cadeia produtiva das plantas, em forma de um grande espetáculo para a população de Santarém, que, cada vez mais, fica atualizada com as novidades que se apresentam neste setor. Além de incentivar o fortalecimento da floricultura na região tornando ela mais forte.

 

 

Para a coordenadora da Associação Flores do Tapajós, Giliedina da Silva, o evento superou as expectativas e a cada ano cresce consideravelmente. "Todos estão de parabéns pela realização e organização do evento. Este evento que surgiu com a finalidade de valorizar o trabalho dos produtores que se dedicam ao cultivo de plantas e flores em Santarém, além de incentivar o fortalecimento da floricultura na região, tornando-a mais forte", disse.

Este ano, o evento contou com uma vasta programação, entre elas minicursos, voltados para a área de floricultura com o preço de R$ 20,00, e com direito a certificado. Contou, também, com oficinas voltadas para arranjos florais; criação de abelhas; confecção de vasos de argila; enxertia. Contou ainda com o concursos da planta e espaço mais bonitos.

 

 

 

A feira teve, ainda, espaços para produtores e comerciantes de plantas ornamentais e flores, como: orquídeas, bonsais, suculentas, cactáceas, frutíferas e roseiras para o cultivo residencial e em jardins; comerciantes de insumos e equipamentos agrícolas; exposição e venda de artesanato; serviço médico, entre outros. Contou, também, com uma praça de alimentação e um palco com intensa programação cultural, com o melhor da música regional de Santarém.

 

Além de oficinas e palestras, os visitantes conheceram a produção de flores e plantas ornamentais de Santarém e de outros segmentos rurais. "A feira reuniu toda a cadeia produtiva do setor de flores, decoração e plantas ornamentais, com muitas novidades, ofertas e atrações para o público visitante e uma ampla agenda comercial para os profissionais e empresários da floricultura, decoração e paisagismo. O evento foi um verdadeiro canteiro de oportunidades e negócios", afirmou o técnico da Semap, Flávio Nascimento.

 

 

 

De acordo com o secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, a feira é importante para os floricultores de Santarém. Isso porque, além de valorizar os produtos, dá oportunidade de comercialização. "É o principal evento do segmento em Santarém, os números comprovam a expansão do setor na região, que vem se destacando no cenário por concentrar uma floricultura rica e diversificada, que inclui produtos de várias espécies. Com isso, contribui para a renda dos floricultores", disse Costa.

 

 




  • Imprimir
  • E-mail