Camarão no pão
Cartas na mesa

Bombeiros interditam Espaço Pérola até que prefeitura de Santarém garanta segurança do local

Weldon Luciano - 13/05/2019

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), responsável pelo Espaço Pérola do Tapajós em Santarém foi notificada sobre a necessidade de elaborar um plano permanente de combate a incêndios, além de fazer um levantamento técnico sobre a atual condição da estrutura metálica que compõe as dependências do local. A informação foi confirmada nesta segunda-feira, 13 de maio, pelo Corpo de Bombeiros, que ressaltou ainda que o espaço deve permanecer fechado até que sejam feitas as adequações exigidas. Caberá a Semap agora apresentar um projeto aprovado por especialistas para que as atividades voltem a ser realizadas. O Portal OESTADONET tenta o contato com a secretaria para saber seu posicionamento sobre o fato.

 

Em nota, a `Prefeitura de Santarém informou que contratou uma empresa especializada para realizar os ajustes necessários no local conforme solicitado via notificação pelo Corpo de Bombeiros. Comunica ainda que os serviços já foram feitos. A Semap encaminhou um relatório ao Corpo de Bombeiros informando as adequações realizadas e aguarda a resposta.

 

“Estamos tentando junto com a Semap regularizar o Espaço Pérola, tendo em vista que é uma estrutura montada e que requer alguns itens de segurança para ser liberado ao público. A secretaria a qual o local está atrelado já foi notificada para fazer as adequações, inclusive estrutural, pois existem partes metálicas aonde o profissional habitado, que é um engenheiro, deve analisar e emitir as Anotações de Responsabilidades Técnicas (ART) para saber se aquele material está adequado para atender as demandas. Queremos deixar o Espaço Pérola devidamente seguro e autorizado para funcionar servindo o público da melhor forma”, disse o Tenente Wilson Silva, do setor de vistorias do Corpo de Bombeiros.

 

Segundo apurou o Portal OESTADONET, o Espaço Pérola foi projetado para ser um local provisório para a realização de eventos, o que dispensou a necessidade do plano permanente de combate a incêndios no período de sua inauguração, sendo emitidos apenas laudos provisórios para cada evento. Porém, com o passar do tempo, o logradouro acabou ficando com um espaço fixo com a realização de diversos eventos há mais de 10 anos.

 

De acordo com a legislação, locais que recebam grande fluxo de pessoas e que estejam acima dos 750 metros quadrados de área, devem contar com uma estrutura mais elaborada de segurança. A ideia é realizar as adequações em duas etapas. Na primeira, devem constar extintores, placas e luminárias de sinalização das saídas de emergências. Segundo o acordo, entre os bombeiros e o poder público municipal a partir da conclusão desta etapa o local pode ser liberado. Para a segunda etapa, que envolve a implantação de hidrantes, devem ser estabelecidos novos prazos.

 

Inaugurado em 2008, o Espaço Pérola do Tapajós fica localizado nas dependências do Parque da Cidade sendo palco de eventos como Shows e apresentações culturais, como o Espetáculo A Paixão de Cristo, além de feiras como o Salão do Livro do Baixo Amazonas, realizado anualmente pelo Governo do Estado.


  • Imprimir
  • E-mail