cartão afinidade banpara abril 2024

Ufopa confirma o bloqueio de R$ 21 milhões; Reitoria aponta que 65% dos recursos seriam para obras e 35% para o funcionamento acadêmico e administrativo

Weldon Luciano, com informações da UFOPA - 06/05/2019

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) confirmou nesta segunda-feira, 6 de maio, o bloqueio de créditos na ordem de R$ 21 milhões em seu orçamento. A informação foi divulgada por meio de uma nota assinada pelos reitores Hugo Diniz, Aldeize Xavier e o Pro-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Rogério Favacho, após consulta ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Governo Federal. O bloqueio faz parte da política de corte de verbas do Ministério da Educação (MEC) para as Universidade Federais e como consequência direta terá a suspensão de editais de apoio à produção científica e participação em eventos científicos de estudantes e professores, além da execução de obras com data de empenho para 2019, entre elas o campus de Alenquer.

 

Segundo o documento, do valor total, cerca de 65% seriam destinados para obras para o funções acadêmicas e administrativas da Universidade. A Ufopa ressaltou ainda que busca o diálogo com o governo e parlamentares para reverter a situação, garantindo assim, a execução do Plano de Gestão Orçamentária (PGO), baseado na Lei Orçamentária Anual (LOA), aprovada pelo Congresso Nacional. A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), da qual a Reitoria da Ufopa é integrante, tem uma reunião com o MEC na próxima semana na tentativa de reverter este quadro.

 

A Ufopa ressaltou também que o bloqueio de créditos orçamentários da Ufopa é maior, percentualmente, do que o de algumas universidades consolidadas. A reitoria estima que a partir de julho, se o bloqueio permanecer, a Ufopa não terá como honrar compromissos, entre eles os pagamentos de energia elétrica, serviços de limpeza, segurança e aluguéis. Das obras em andamento, todas com o empenho de recursos em 2018, seguem o andamento planejado.

 

“Agradecemos todas as manifestações de apoio e informamos que, nesta semana, lançaremos em nosso site um painel de acompanhamento orçamentário em tempo real, facilitando a comunicação, garantindo a rapidez da informação e a transparência com a nossa comunidade e sociedade em geral”, encerrou a nota. 




  • Imprimir
  • E-mail