Alcoa Juruti
El Mexicano 2
churrascaria interno

Relatório do setor meteorológico da UFOPA estima que chuvas podem atingir mais de 340 milímetros no mês de abril em Santarém

Weldon Luciano - 02/04/2019

Estação de medição pluviométrica -

A estimativa para o mês de abril em Santarém é de a cidade registre um acumulado de 347,1 milímetros de chuvas. A informação é do Laboratório de Modelagem Atmosférica e Previsão Numérica de Tempo (LabMAPNT), ligado ao Curso de Ciências Atmosféricas e coordenado pelo professor Doutor Lucas Vaz Peres, que apresentou um relatório ao qual o Portal OESTADONET teve acesso.
 
 
De acordo com os pesquisadores, os valores de precipitação foram obtidos pela estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) localizada no 8° Batalhão de Engenharia de Construção (8° BEC) e as normais climatológicas são obtidas a partir dos dados da antiga estação meteorológica convencional localizada na fazenda da Taperinha, ambas em Santarém.
 
 
O estudo analisou também o acumulado registrado nos meses anteriores. No mês de janeiro era esperado um acumulado de 193,9 mm de precipitação, mas ocorreram 446,0 mm, um aumento de 130% em relação a normal climatológica. Em fevereiro era esperado 273,5 mm e ocorreram 467,8 mm, um aumento de 71%. Em março esperava-se 382,9 mm, mas foram registrados algo em torno de 600 mm, um aumento de 60% em relação ao previsto.
 
 
Os pesquisadores analisaram cuidadosamente os dias 30 e 31 de março, quando fortes chuvas atingiram a cidade, causando inundações em diversas pontos da cidade, como o centro comercial e a orla da cidade, causando diversos prejuízos. Entre 23 horas e 24 horas do dia 30 de março, o acumulado registrou um total de 62 milímetros de precipitação, o que corresponde a 17%.% da média obtida em todo o mês de março.


  • Imprimir
  • E-mail