pms março 2024 iptu
Banpara MARÇO 2024

Oeste do Pará registrou 93 casos confirmados em um ano de sarampo; Santarém, Prainha e Monte Alegre lideram ranking

Weldon Luciano - 14/03/2019

A Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará (Sespa) divulgou dados atualizados sobre a indecência do Sarampo a região oeste do Pará. Segundo o levantamento, entre 2018 e 2019, a 9ª regional identificou 226 casos notificados, sendo que 93 foram confirmados. Entre os primeiros na lista estão Santarém com 116 notificados e 41 confirmados, Prainha com 40 notificados e 19 confirmados, além de Monte Alegre com 15 notificados e 10 confirmados. A Sespa busca conscientizar cada vez a pessoas a se conscientizarem para a importância da vacinação.

 

“Há uma preocupação para que as pessoas sejam vacinadas mesmo nas áreas mais longínquas. A distância nessas regiões é um grande desafio e temos famílias que vivem em áreas isoladas, assim como também temos pessoas que não acreditam na eficácia da vacina. Mesmo a vacina sendo ofertada pelo município, existem pessoas que não querem vacinar seus filhos e a gente lamenta muito isso. Acreditamos que a regional tenha conseguido controlar essa situação”, ressalta Marcela Toletino, diretora da 9ª Regional da Sespa.  

 

O relatório indica que os números possam aumentar nas próximas semanas. Ainda existem outros 29 casos em investigação, sendo 20 em Prainha, 7 em Santarém 1 em Monte Alegre e 1 em Almeirim.  

 

Outro dado apontado é de que todos os 20 municípios que compõe a regional apresentaram casos notificados, mas em seis deles não houve casos confirmados: Almeirim, Mojuí dos Campos, Novo Progresso, Óbidos, Belterra e Trairão. A incidência é de 15 casos para cada 1 mil habitantes.




  • Imprimir
  • E-mail