Poupança banpara abril 2024

Ações de saúde escolar iniciam dia 5 de abril na Escola Terezinha de Jesus Rodrigues

Weldon Luciano - 12/03/2019

O Projeto Saúde na escola (PSE) inicia suas atividades na sexta-feira, dia 5 de abril, na Escola Terezinha de Jesus Rodrigues. A programação ocorre pela a manhã e tarde e e deve contar com consulta médica, atendimento de enfermagem, testes rápidos, avaliação antropométrica, aferição de pressão arterial, atualização vacinal, atividades educativas, avaliação odontológica, implementação da caderneta do adolescente, atividades lúdicas, cortes de cabelo, manicure e massagem. Para a coordenadora do PSE pela Semsa, enfermeira Graça Almeida, o programa deve proporcionar melhoria da qualidade de vida da população.

 

"Ele será levado às escolas por meio de projetos didáticos, com metodologias muito bem elaboradas e que serão implementados nas escolas envolvendo todos os agentes", ressalta.

 

Graça acrescentou ainda, que neste ciclo 2019/2020, treze temas devem ser tratados junto aos estudantes santarenos, são eles: ações de combate ao mosquito Aedes aegypti (dengue e zica vírus), prevenção da gravidez na adolescência, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST's) e direito sexual e reprodutivo, prevenção quanto ao uso de álcool e drogas, prevenção da violência e de acidentes, promoção de segurança alimentar e nutricional (prevenção da obesidade), verificação de situação vacinal, promoção de esporte e lazer nas escolas, promoção de cidadania e direitos humanos, promoção da saúde auditiva e promoção da saúde ocular.

 

As ações foram debatida e definidas no Fórum do PSE em Santarém, ocorrido na sexta-feira, 8 de março. Na ocasião, diversos representantes das secretaria de educação e saúde estiveram presentes ressaltando a importância do evento e traçando metas. Realizado desde 2011, o PSE já executou mais de 70 ações entre adolescentes e crianças, promovendo o bem-estar e prevenção de doenças, ou situações de risco que ameacem o ambiente escolar.   




  • Imprimir
  • E-mail