pms maio
Camarão no pão
Banpará

Conhecidas as regras para pagamento e parcelamento de débitos junto ao Detran Pará

Weldon Luciano - 27/02/2019

Os débitos de veículos junto ao Departamento de Trânsito do Pará (DETRAN) poderão ser pagos com cartão de crédito e de débito. Com o serviço, os pagamentos poderão ser parcelados, de 2 a 12 vezes, utilizando até três cartões. A alternativa estará disponível tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas, desde que munidos de cartão de crédito com chip e senha. Não serão aceitos cartões desprovidos de chip. As transações seguem o edital publicado no Diário Oficial do Estado do dia 20 de fevereiro.

 

Segundo a portaria do Detran, a medida permitirá a coleta, em tempo real, dos valores devidos pelos veículos de propriedade dos interessados em quitar seus débitos de forma parcelada. A aprovação da transação deverá ser validada pelo emissor do cartão, que concluirá a operação com o pagamento integral, no mesmo dia, no banco autorizado a arrecadar tais tributos para o Estado, havendo, portanto, a quitação completa dos débitos.

 

Os equipamentos estarão interligados com o sistema do DETRAN/PA por meio do webservice, devendo o operador ou o próprio usuário digitar a placa e/ou renavam do veículo para obter a discriminação dos débitos e o total a ser pago conforme a quantidade de parcelas mensais disponibilizadas

 

Cabe ainda ao usuário, escolher e indicar qual número e valor de parcela que melhor se enquadre em seu orçamento mensal, informar o número de seu celular para posteriormente receber, via SMS ou e-mail, os comprovantes definitivos do pagamento, em formato PDF e concretizar o pagamento, inserindo o cartão e digitando a respectiva senha no leitor de cartão.

 

Ainda segundo o DETRAN não existe obrigatoriedade de que o usuário seja o titular do cartão de crédito, uma vez que o uso da senha, que é pessoal e intransferível, garante a integridade da operação. Aprovada a transação com cartão de crédito, será disponibilizado ao usuário um comprovante provisório de quitação, listando individualmente os débitos pagos.

 


  • Imprimir
  • E-mail