Camarão no pão
Cartas na mesa

Bairros Santo André e Conquista correspondem a 36% dos casos de gravidez na adolescência, em Santarém

Weldon Luciano - 06/02/2019

A Secretaria Municipal de Saúde em Santarém confirmou nesta terça-feira, 5 de fevereiro, o registro de 152 casos de gravidez na adolescência. O Portal OESTADONET que mostrou anteriormente, o caso do bairro Uruará que apresentou a média de um caso por mês na faixa etária de 13 a 15 anos, obteve desta vez, acesso aos dados contabilizados no bairros Santo André e Conquista. Foram registrados 34 e 21 casos, respectivamente e o índice é considerado elevado, correspondendo a 36% do total registrado na área urbana. A faixa etária analisada nos dois últimos bairros é 10 a 19 anos.

 

Esses dados são baseados em números coletados pelas equipes de Saúde da Família (ESF) e dos atendimentos feitos nas unidades Básicas de Saúde (UBS). Ainda segundo o levantamento da Semsa no município, foram 12 casos envolvendo a faixa etária de 10 a 14 anos e 140 casos envolvendo a faixa etária de 15 a 10 anos. A Semsa faz a ressalva de que os números possam ser ainda maiores devido ao fato de que muitas adolescentes não fazem o acompanhamento, principalmente na área rural.

 

Apesar do município ter avançado nas últimas décadas na disseminação do uso de anticoncepcionais, entre as adolescentes de classes mais baixas o acesso a esses métodos ainda é deficiente. Com a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência em andamento, o objetivo é promover orientações e ações de saúde e educação que ajudem a reduzir os índices. Como parte da programação, até o dia 8 de fevereiro serão realizadas ações de saúde nas UBS's.

 

Durante a programação serão ofertadas atividades educativas relacionadas ao tema, como  métodos contraceptivos, riscos e cuidados durante a gravidez, testes rápidos (HIV, sífilis, hepatites B e C), atendimentos de enfermagem, consulta médica, implementação da Caderneta do Adolescente, aferição da pressão arterial, avaliação antropométrica, imunização, Avaliação de Índice de Massa Corporal (IMC).


  • Imprimir
  • E-mail