Violência interno
Pro refis

Rio Tapajós sobe meio metro nos últimos 16 dias e ultrapassa a marca de 2 metros

Weldon Luciano - 30/11/2018

Rio Tapajós, visto da praia do Maracanã, em Santarém -

O rio Tapajós, em Santarém, oeste do Pará, atingiu quinta-feira, 29 de novembro, a marca de 2,18 metros, sendo 2 centímetros a mais do que o registrado na quarta-feira (28). No dia 13 de novembro, o nível do rio era de 1,68 metro, o que demonstra um aumento de meio metro em 16 dias. Atualmente, tem se observado o começo do período de cheia e a elevação do nível do rio muito depende de chuvas nas cabeceiras do rio, no Mato Grosso.

Ainda segundo os dados fornecidos pela Capitania Fluvial, em 29 de novembro de 2017 a medida era 2,12. A mediação é feita diariamente de acordo com uma régua que atende aos critérios técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA) e a análise auxilia na tomada de decisões, a fim de orientar os navegantes quanto às precauções de segurança na navegação.

 

Orientações

 

Mesmo com o aumento do nível dos rios, a Marinha do Brasil ainda mantém a recomendação de que os navegantes utilizem os instrumentos de auxílio, principalmente as sondas ou os ecobatímetros, cartas náuticas e principalmente conheçam o trecho a navegar para evitar acidentes.

 

Atenção especial deve ser dada à ponta do Cururu, nas proximidades do Balneário de Alter do Chão, onde uma extensa faixa de areia que avança para o meio do rio Tapajós. Outro ponto importante que requer devida atenção, fica localizado na margem direita do rio Amazonas, conhecido como praia do São Raimundo, a cerca de 5 Km do encontro das águas.


  • Imprimir
  • E-mail