Violência interno
Pro refis

Círio 100: Trasladação de Nossa Senhora da Conceição reúne milhares de pessoas neste sábado em Santarém

Weldon Luciano - 24/11/2018

Neste sábado, 24 de novembro, acontece a 100ª edição da trasladação da imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Santarém. A procissão tem o objetivo de levar a imagem da Catedral até a igreja de São Sebastião, na Praça Barão de Santarém em um trajeto que possui cerca de 3km. A concentração inicia às 18h, com saída prevista para às 19h.

Os fieis devem percorrer o seguinte trajeto: Rua Siqueira Campos, Travessa João Otaviano de Matos, Avenida Rui Barbosa, Travessa Inácio Corrêa, Trav. Cel. Joaquim Braga e Rua dos Artistas. No trajeto haverá 12 homenagens a Nossa Senhora da Conceição.

A procissão luminosa, como é conhecida, por conta dos castiçais e das velas levadas pelos fieis durante o cortejo, reuniu 30 mil pessoas em 2017, egundo estimativa da Polícia Militar. A expectativa deste ano, de acordo com a coordenação, é que romaria atraia um número muito superior por ser a 100ª que é celebrada.

Doação de castiçais

Os 1.500 castiçais foram produzidos pelos usuários e equipe dos 8 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), equipamentos ligado a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras).

A produção de Castiçais pela Semtras teve início em 2005 e aconteceu até 2012, na época quem confeccionava os castiçais eram as famílias usuárias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Na retomada da produção, desde o ano passado, os oito Cras passaram a confeccionar os Castiçais com apoio da do centro equipe e os próprios usuários.

Transporte

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) enviou as empresas de transporte coletivo urbano uma ordem de serviço para que a demanda de frota de dia útil possa atender a população neste sábado (24).

Todas as linhas que operam no corredor da Avenida Rui Barbosa, no dia 24 de novembro a partir das 16h até às 20h, passam a fazer a conversão à esquerda na Avenida São Sebastião, posteriormente a conversão à esquerda novamente para subir a Travessa Turiano Meira, até a Avenida Mendonça Furtado, onde seguem pela Travessa Moraes Sarmento até a Avenida Rui Barbosa, retornando ao itinerário normal. Com relação a veículos estacionados em via pública nos locais onde passam a transladação e o círio, a SMT orienta os condutores para que se possa evitar transtornos.


  • Imprimir
  • E-mail