Violência interno
Pro refis

Círio 100: órgãos divulgam esquema de segurança, transporte e saúde durante romarias

Weldon Luciano - 24/11/2018

A 100ª edição do Círio de Nossa Senhora da Conceição em Santarém, oeste do Pará, com esquemas especiais de segurança, transporte e saúde para garantir que a população possa participar das celebrações sem transtornos, principalmente durante a trasladação, que o ocorre no sábado (24) e na Círio, no domingo (25).

O Círio da Conceição é considerado a segunda maior manifestação religiosa do estado e reúne milhares de devotos em um trajeto de 7,5 km saindo da Praça Barão de Santarém, percorrendo as avenidas São Sebastião, Cuiabá e Tapajós, encerrando no elevado da Praça Monsenhor José Gregório, em frente a Catedral. 

 

Segurança

 

O comando do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) informou que atuará com 120 militares acompanhando a trasladação no sábado. No domingo, o efetivo será maior, passando a contar com 240 policiais de prontidão. O objetivo é manter a ordem e garantir que o Círio ocorra dentro da normalidade.

 

Transporte

 

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) enviou as empresas de transporte coletivo urbano uma ordem de serviço para que a demanda de frota de dia útil possa atender a população neste sábado (24) a partir das 16h e domingo (25) a partir das 5h permanecendo em circulação até que a demanda justifique a operação.

Todas as linhas que operam no corredor da Avenida Rui Barbosa, no dia 24 de novembro a partir das 16h até às 20h, passam a fazer a conversão à esquerda na Avenida São Sebastião, posteriormente a conversão à esquerda novamente para subir a Travessa Turiano Meira, até a Avenida Mendonça Furtado, onde seguem pela Travessa Moraes Sarmento até a Avenida Rui Barbosa, retornando ao itinerário normal.

No dia 25 a partir das 5h será alterado o itinerário de todas as linhas do circuito da Avenida Mendonça Furtado/Rui Barbosa na Praça dos Três Poderes, com retorno de todos os veículos pela Avenida Mendonça Furtado até a Praça da Liberdade, onde deverão retornar pelo mesmo eixo, até que o policiamento ostensivo da Divisão de Operação e Fiscalização (DOF) indique nova rota a ser seguida.

 

Saúde

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que o Hospital Municipal e a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) funcionaram normalmente em regime de plantão. Ao todo, 7 ambulâncias estarão disponíveis ao longo do trajeto do Círio com profissionais preparados para atuar em casos de emergências, principalmente pessoas que possam se sentir mal durante a caminhada por conta do calor. Durante as 15 noites da festa, uma equipe estará de prontidão nas proximidades da barraca da santa.  


  • Imprimir
  • E-mail