pms março 2024 iptu
Banpara MARÇO 2024

Saída de cubanos do Programa Mais Médicos afetará atendimentos na região; 17 estão em Santarém

Weldon Luciano - 16/11/2018

Médicos cubanos na chegada a Santarém, na administração de Alexandre Von -

O governo de  Cuba informou decidiu sair do programa social Mais Médicos, citando "referências diretas, depreciativas e ameaçadoras" feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro à presença dos médicos cubanos no Brasil. O país envia profissionais para atuar no Sistema Único de Saúde desde 2013, quando o governo da então presidente Dilma Rousseff criou o programa para atender regiões carentes sem cobertura médica. Segundo o levantamento feito pela reportagem do Portal OESTADONET, 17 deles atuam em Santarém.

De acordo com o Conselho Municipal de Saúde, ainda não é possível mensurar o impacto da saída dos médicos. Uma reunião foi convocada para esta sexta-feira, 16 de novembro, para avaliar de que forma a ausência deles será suprida. A maior parte deles atua na atenção básica e os locais devem ficar sem médicos até que o governo federal envie novos profissionais.  

“Estamos fazendo um quantitativo e analisar de que forma isso vai impactar nos atendimentos. Estamos articulando, a realização de uma solenidade, até o fim do mês, para agradecer a atuação deles durante o período. Nossa população pelo menos da região do Lago Grande, Arapixuna, Vila Socorro, região da Curuá-Una, Jacamim, Boa Esperança, Guaraná e outras serão diretamente afetadas”, diz Gracivane Moura, presidente do conselho.  

Segundo o Ministério da Saúde, o Programa Mais Médicos atende cerca de 63 milhões de brasileiros. Dos 16.707 participantes, mais da metade, ou seja, 8.556 deles são cubanos. Um levantamento do governo divulgado em 2016 apontou que o programa é responsável por 48% das equipes de Atenção Básica em municípios com até 10 mil habitantes. Em 1.100 municípios atendido pelo programa, o Mais Médicos representava 100% da cobertura de Atenção Básica.

Relação de médicos cubanos em Santarém e a área de atuação:

Área de atuação

Número de médicos cubanos

Fátima

3 médicos

Nova República

1 médico

Santarenzinho

1 médico

Área Verde

1 médico

Mapiri

2 médicos

Maracanã

1 médico

Santana do Ituqui

1 médico

Nova Esperança do Ituqui

1 médico

Jacamim

1 médico

Guaraná

1 médico

Tapará Grande

1 médico

Vila Socorro

1 médico

Curuai

1 médico




  • Imprimir
  • E-mail