Banpara bio maio
TCE evento STM

Operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro cumpre mandados de prisão em Santarém e no estado do Amazonas

Portal OESTADONET - 12/11/2018

O delegado do Núcleo de Inteligência Policial (NIP), Fernando Rocha, está em Santarém para acompanhar uma operação de combate ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro na região. Já houve prisões em Manaus e em uma cidade do interior do Amazonas.

Participam da operação os delegados Sílvio Birro, José Keidson Castro e Rafael Augusto.

Em Santarém, a Polícia Civil prendeu  quatro pessoas até o início da manhã desta segunda-feira (12) e apreendeu grande quantidade de entorpecente. Os presos foram recolhidos a uma cela do NIP e depois levados para exame de corpo de delito no CPC Renato Chaves.

Na Câmara de Santarém, no gabinete do vereador Gaúcho, foi realizada  operação de busca e apreensão. Os policiais tentam recolher documentos e informações sobre um funcionário do gabinete do parlamentar.

A Polícia Civil classificou como "associação criminosa" o esquema descoberto a partir de sete meses de investigações. Empresários usavam empresas ligadas ao setor de panificação, por exemplo, para lavar dinheiro do tráfico de drogas, praticando valores abaixo de mercado, aumentando substancialmente seu patrimônio.

"São investigados hoje crimes de peculato, tráfico e associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, essencialmente dado o grande volume movimentado nessas contas correntes em exíguo espaço de tempo. Não há uma evolução patrimonial compatível com as atividades empresariais desenvolvidas”, reitera Rafael Andrade.

De acordo com a Polícia Civil, as empresas investigadas têm ligação com o setor de gêneros alimentícios, refrigeração e, também, como o ramo de motocicletas. “Algumas empresas foram abertas de direito, mas fechadas de fato e algumas já fechadas efetivamente, mas que também se utilizaram para fazer esse mecanismo de lavagem”, destacou o delegado. A Polícia Civil continua a cumprir mandados de prisão, busca e apreensão.




  • Imprimir
  • E-mail