Violência interno
Pro refis

Alistamento eleitoral reabre dia 5 de novembro e cartórios tem até o dia 23 para devolver urnas ao TRE-PA

Weldon Luciano - 31/10/2018

Após a eleição de 2018, os Cartórios Eleitorais de Santarém seguem o trabalho de preparação do material utilizado para ser devolvido a sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Urnas, baterias, pen drives e demais equipamentos estão sendo conferidos pelas equipes e devem ser enviados de volta até o dia 23 de novembro. A partir do dia 5 de novembro, os cartórios estão autorizados a retornar as atividades normais de alistamento de eleitores.

De acordo com a Justiça Eleitoral, o procedimento de transporte é todo monitorado. As urnas são encaixotadas e identificadas. Após o embarque, os caminhões são lacrados e cada um recebe uma numeração única. Todos os procedimentos de segurança são conferidos pelos servidores do TRE até o depósito de urnas localizado em Ananindeua. Santarém, Mojuí dos Campos e Belterra utilizaram nesta eleição, 937 urnas, sendo 319 na 20ª zona eleitoral, 319 na 83ª e 297 na 104ª.

O alistamento e a solicitação do título em ano eleitoral devem ocorrer até 151 dias antes do pleito. Em ano não eleitoral, o alistamento pode ser feito em qualquer dia. O cidadão deve fazer o alistamento e requerer o título de eleitor pessoalmente no cartório eleitoral, não sendo admitida, no caso, procuração.

Para fazer o alistamento e obter o título de eleitor, o cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral, portando os seguintes documentos: carteira de identidade (carteira de trabalho ou certidão de nascimento ou casamento. A apresentação da Carteira Nacional de Habilitação ou passaporte necessitará complementação documental para suprir os dados necessários à emissão do título); comprovante de residência original e recente; e certificado de quitação do serviço militar para os maiores de 18 anos do sexo masculino.

 


  • Imprimir
  • E-mail