Obras de revitalização da catedral só devem encerrar em novembro

Weldon Luciano - 12/10/2018

As obras de revitalização da Catedral de Nossa Senhora da Conceição, em Santarém, que estavam previstas para encerrar no mês de outubro, só devem ficar prontas no dia 15 de novembro, faltando apenas três dias para a realização do Círio das Crianças e dez dias para o Círio 100. A informação foi confirmada pela Diocese de Santarém, mas os motivos ainda não foram esclarecidos.

Ainda de acordo com a Diocese, uma entrevista coletiva deve ocorrer sobre o assunto no dia 17 de outubro, quando também deve ocorrer maiores esclarecimentos sobre a programação para o Centenário das festividades do Círio.

Orçada em R$ 500 mil, a revitalização iniciou em agosto e faz parte do planejamento da Diocese para o centenário do Círio da Conceição. O recurso foi arrecadado por meio de doações de famílias e empresas. Nesta primeira etapa, a chamada nave, local aonde acontecem as celebrações vem recebendo melhorias. O forro deve ser todo trocado e as centrais de climatização também. Parte das paredes recebeu revestimento cerâmico. 

Para dar fim as infiltrações, em diversos pontos, o reboco das paredes foi refeito e as calhas foram substituídas. As pias que servem água benta aos fieis que foram inseridas nas laterais do altar na reforma de 1986-1987 devem retornar à porta de entrada aonde ficava em tempos mais remotos.  Nas etapas seguintes, a Diocese ressalta que devem ser reformadas outras cinco salas que serão utilizadas em atividades da igreja, como a catequese. Posteriormente, a capela mortuária também deve ser recuperada.

Enquanto a obra não termina, casamentos e batizados estão suspensos. As missas continuam sendo realizadas no estacionamento, aonde foi montada uma pequena estrutura para receber os fiéis.




  • Imprimir
  • E-mail