cartão afinidade banpara abril 2024

Semsa deve economizar R$1,8 milhão com a realização de exames no laboratório do Hospital municipal

Weldon Luciano - 12/10/2018

A secretária de saúde Dayane Lima( à esquerda) durante coletiva de imprensa em Santarém -

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que vai descredenciar os 11 laboratórios que realizam o serviço de exames e deve encaminhar toda a demanda para o laboratório do Hospital Municipal. A partir do dia 17 de outubro, as coletas dos exames passam a ser feitos em dez Unidade de Básicas de Saúde (UBS's): Nova República, Santarenzinho, Livramento, Santana, Jaderlândia, Prisional, Fátima, Santa Clara, Alter do Chão e Tabocal e serão levadas até o laboratório municipal. Segundo o levantamento feito pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), o descredenciamento deve gerar a economia de recursos estimada em RS 150 Mil por mês, o que resulta em R$1,8 milhão.

“Vimos esse meio como uma forma de centralizar o serviço e realizar um controle maior destes exames, já que estes usuários já estão na unidade básica e vão receber seus exames por lá. As coletas serão feitas nas unidades, um carro buscará o material e levará para o laboratório do municipal e após se ter o resultado, ele é mandado para as unidades de saúde e entregue ao paciente”, diz Dayane Lima, secretária municipal de saúde.

Com a iniciativa, o governo municipal quer dar mais qualidade ao atendimento, melhor organização nos procedimentos, levar o atendimento mais próximo ao usuário, bem como garantir melhor controle da gestão financeira no que concerne ao que está sendo disponibilizado e o que está sendo aplicado de recursos nesses serviços. Com esse controle mais aprimorado, a gestão terá como aplicar os recursos de forma mais racional em outros setores que estejam necessitando.

As unidades básicas farão a coleta do material e encaminharão ao laboratório do hospital regional. Os resultados devem ser encaminhados aos próprios postos de saúde para ser entregues ao paciente. Aqueles que já estavam marcados até o dia 30 de outubro ainda devem ser feitso pelos laboratórios credenciados. Os agendamentos feitos a partir do dia 1 de novembro já devem ser feitos para o Hospital municipal.

Indagada sobre a capacidade técnica das máquinas do laboratório, a secretaria garantiu que a demanda será cumprida. “As unidades de Santa Clara e de Fátima, por conta da demanda devem realizar exames de segunda a sexta-feira. As demais ofertarão os serviços em apenas dois dias na semana. Eles têm ( profissionais do laboratório) uma demanda para fazer mais de 600 exames por hora, os chamados exames de rotina como hemograma e bioquímicos. A máquina é suficiente e há uma reserva, que se tem um compromisso de atender esta demanda”, diz Dayane Lima.

Para o Conselho Municipal de Saúde, a medida beneficiará o paciente que poderá fazer os exames mais próximo de sua casa e o município ao economizar recursos. “Considerando o atendimento ao usuário, ele deve ficar mais próximo de sua residência. Enquanto conselho, vamos manter o processo de fiscalização e acompanhamento”, ressalta Gracivane Moura, presidente da entidade.




  • Imprimir
  • E-mail