BANPARÁ BIO 2
Alfabetiza junho

Nove municípios do Oeste do Pará receberão tropas federais durante eleições

Weldon Luciano - 28/09/2018

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovaram requisições de tropas federais para atuar durante as eleições nos estados do Pará em 60 localidades. Após a análise das necessidades de cada região do estado e o parecer de todos os órgãos de segurança, ficou definido que as tropas federais devem atuar em 60 municípios paraenses. Monte alegre, Itaituba, Oriximiná, Trairão, Porto de Moz, Medicilândia, Terra Santa, Novo Progresso, Jacareacanga estão na lista.

A medida é prevista no inciso XIV do artigo 23 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/65). Os pedidos foram formulados pelos juízes das respectivas Zonas Eleitorais nos estados com a finalidade de garantir a normalidade da eleição, o livre exercício do voto e o bom andamento da apuração dos resultados. O Pará tem 5.499.283 eleitores aptos a votar. Nos 144 municípios existem 18.553 seções eleitorais, dessas 63 são indígenas, 1.334 ribeirinhas, 3.552 rurais e 5 prisionais.  

A votação será biométrica para 54 municípios, entre eles Belém pela primeira vez. No total, 3.492.532 eleitores devem realizar a assinatura digital através da impressão digital. Isso corresponde a 63,5% do eleitorado do Pará que já está cadastrado no novo sistema biométrico. A biometria foi adotada pela Justiça Eleitoral para garantir maior segurança ao processo e impedir fraudes, uma vez que a impressão digital é única de cada indivíduo.




  • Imprimir
  • E-mail