Poupança banpara abril 2024

Cresce produção de açaí no Pará; Óbidos é líder na região

Weldon Luciano - 11/08/2018

O açaí continua liderando o ranking de produtos cultivados no estado do Pará. É o que aponta o Censo Agro de 2017, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que levantou a quantidade de hectares dos principais produtos de lavoura permanente. Na região Oeste do Pará, os municípios de Óbidos e Santarém estão entre os maiores produtores.

Na comparação com os dados do Censo Agro realizado em 2006, houve crescimento nos produtos com maiores áreas cultivadas. O açaí lidera com 252,5 mil hectares, comparado aos 74,6 registrados em 2006, nota-se um crescimento de quase 300%. O cacau vem em segundo com 108,8 mil hectares e o dendê em terceiro com 95,9 mil. São seguidos por pimenta-do-reino e banana com 62,8 mil e 21,4 mil respectivamente.

Na região oeste do Pará, segundo estimativas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), o maior produtor da região é o município de Óbidos, que tem produzido no período da safra, algo em torno de 150 toneladas por mês. À frente desta iniciativa está a empresa Açaí Amazonas, que possui a maior produção de açaí irrigado do mundo com 2, 2 milhões de pés de açaí divididos em 1.400 hectares.

Em Santarém, a estimativa é de que aproximadamente 30 toneladas de açaí por mês cheguem ao mercado. De acordo com dados do Sindicado dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), regiões como a do Eixo Forte e a comunidade do Tiningú, na área da Rodovia Santarém Curuá-Una, estão entre as que mais produzem, sendo uma grande fonte de renda para a agricultura familiar.




  • Imprimir
  • E-mail