BANPARÁ BIO 2
Alfabetiza junho

Abaré realiza mais de 2,5 mil atendimentos médicos no rio Tapajós em 9 dias de viagem

Portal OESTADONET - 10/08/2018

Atendimento à pessoas com deficiência visual. Foto: Giancarlo Gianelli -

O Abaré, barco-hospital da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), com apoio da Faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas (SP), Prefeitura de Santarém e Prefeitura de Aveiro, realizou 2.558 atendimentos em saúde para moradores das comunidades ribeirinhas dos rios Tapajós, Arapiuns e Amazonas. 

A expedição, realizada de 22 a 31 de julho, dobrou o número de atendimento em relação ao ano passado, quando foram atendidos 1.000 pessoas nas comunidades ribeirinhas. Isso também se refletiu na equipe, que foi integrada por quatro dentistas e médicos especialistas em clínica geral, oftalmologia, dermatologia, pediatria e ginecologia, além de equipe de enfermagem. Dezesseis alunos de Medicina e seis alunos de Odontologia também fizeram parte do grupo que prestou assistência à população que tem pouco (em alguns casos nenhum) acesso a esse tipo de recurso básico. 
 
Mais de 500 crianças receberam kits com escova e creme dental e foram instruídas quanto à prevenção da doença cárie e restaurações das cavidades de cárie já presentes foram realizadas preservando os dentes das crianças. Além disso, o atendimento dos adultos foi inovador, pacientes sem dentes foram atendidos e confeccionadas próteses totais (dentaduras) entregues no mesmo dia, o que é muito raro em ações humanitárias. Também foram realizadas consultas para remover a dor dos pacientes no consultório dentro do barco.
  
Atendimentos na expedição de 2018:
• 639 pessoas atendidas em odontologia
• 1619 pessoas atendidas em medicina
• Total: 2.258 pacientes atendidos




  • Imprimir
  • E-mail