cartão afinidade banpara abril 2024

Com bom retrospecto em mundiais, Dinamarca chega para a sua quinta Copa do Mundo

Paulo Henrique Gomes, Agência Rádio Mais - 25/05/2018

A Dinamarca se classificou para o mundial da Rússia após passar pela repescagem -

Até então, os dinamarqueses tratavam o futebol de maneira praticamente amadora e não conseguiram se classificar para nenhuma Copa do Mundo. Mesmo assim, no ano de 1964 a Dinamarca conseguiu um grande feito, chegando na semifinal da Eurocopa, organizada na Espanha. A profissionalização do futebol dinamarquês ocorreu a partir da década de 1970, com a chegada do alemão Sepp Piontek, que assumiu o comando da seleção em 1979 e permaneceu no posto por mais de uma década. Os resultados começaram a surgir em 1984, quando a Dinamarca chegou às semifinais da Eurocopa, sendo eliminada pela Espanha nos pênaltis.

Em 1986, os dinamarqueses se classificaram para a primeira Copa do Mundo de sua história. Em um grupo bastante complicado, ao lado de Alemanha Ocidental, Uruguai e Escócia, a seleção dinamarquesa não se intimidou. Com grandes exibições, principalmente na vitória por 6 a 1 sobre o Uruguai, a Dinamarca venceu seus três adversários e se classificou para a próxima fase como líderes do grupo E. Mas a alegria não durou muito. Perderam para a Espanha por 5 a 1 e foram eliminados da competição.

O próximo grande feito da seleção dinamarquesa ocorreu no início dos anos 90. Apesar de não conseguir se classificar em campo para a Eurocopa de 1992, a Dinamarca conseguiu participar da competição, pois a Iugoslávia, que havia eliminado os dinamarqueses do torneio, sofreu uma punição da FIFA e foi excluída da competição, devido à guerra civil que ocorria no país. Os dinamarqueses não estavam entre as grandes forças no torneio, ainda mais com a ausência do maior craque da equipe, Michael Laudrup, que não foi convocado por problemas de disciplina. Mesmo com as dificuldades, a Dinamarca se classificou em segundo lugar em seu grupo, com uma vitória, um empate e uma derrota em três jogos. Nas semifinais, passaram pela Holanda, que era a atual campeã da competição, nos pênaltis. O adversário da final seria a Alemanha, atual campeã mundial, na época. Apresentando um futebol eficiente, a Dinamarca venceu os alemães por 2 a 0, com gols de Jensen e Vilfort. A Eurocopa de 1992 é até hoje o único título de grande importância dos dinamarqueses.

Por ser campeã européia, a Dinamarca garantiu uma vaga na Copa das Confederações de 1995. E a saga dinamarquesa continuou. Com uma ótima campanha, os dinamarqueses venceram a Argentina na final da competição por 2 a 0, com gols de Michael Laudrup e Rasmussen.

A Dinamarca disputou sua primeira Copa do Mundo apenas em 1986, no México. Logo de cara, os dinamarqueses venceram os três jogos da fase grupos, contra Alemanha Ocidental, Uruguai e Escócia, e se classificaram para a próxima fase como líderes do grupo E. Confiante com a campanha, a Dinamarca não conseguiu ir adiante. Nas oitavas-de-final, contra a Espanha, foi goleada por 5 a 1 e sentiu o gosto amargo da eliminação.

Apenas 12 anos depois a Dinamarca voltou a uma Copa do Mundo, em 1998, na França. Dessa vez conseguiram ir mais longe ainda do que em 86. Após eliminar a Nigéria nas oitavas, os dinamarqueses enfrentaram o Brasil nas quartas-de-final. Em um jogo duro, acabaram eliminados pela seleção brasileira, ao serem derrotados por 3 a 2. Em 2002, novamente conseguiram passar da fase de grupos. De maneira impressionante, os dinamarqueses conseguiram passar em primeiro lugar em seu grupo, eliminando França e Uruguai ainda na primeira fase. E, mais uma vez, a história se repetiu. Os dinamarqueses foram eliminados logo nas oitavas, após perderem por 3 a 0 para a Inglaterra. Fora em 2006, a Dinamarca voltou a um mundial, em 2010, na África do Sul. Mas os dinamarqueses não repetiram as boas campanhas das edições anteriores e foram eliminados ainda na primeira fase.

A Dinamarca se classificou para o mundial da Rússia após passar pela repescagem. Com seis vitórias, dois empates e duas derrotas em dez jogos, a Dinamarca ficou em segundo lugar no grupo E das Eliminatórias Europeias, se classificando para a repescagem. A adversária da repescagem foi a Irlanda. Após empate sem gols no jogo de ida, a Dinamarca aplicou uma goleada na volta por 5 a 1 e garantiu sua vaga na Rússia em 2018.

A seleção dinamarquesa chega para a Copa com alguns destaques individuais que são protagonistas em suas equipes. O principal deles é o meio-campista Christian Eriksen, do Tottenham, da Inglaterra, autor de onze gols nas Eliminatórias Européias, três deles na vitória por 5 a 1 sobre a Irlanda, na repescagem, que garantiu os dinamarqueses no mundial. Na Copa, o gol dinamarquês será defendido pelo goleiro Kasper Shmeichel, que atua no Leicester, da Inglaterra, e é filho do ex-goleiro Peter Schmeichel. Schmeichel é o jogador com mais partidas pela seleção dinamarquesa, participando de 129 jogos entre 1987 e 2001. O ex-goleiro estava presente nas principais conquistas da Dinamarca e marcou sua geração com suas atuações brilhantes.

A Dinamarca chega à Rússia com o intuito de manter sua tradição em passar da fase de grupos, mas não deve ter vida fácil. A possibilidade da França fica com uma das vagas em seu grupo é grande. Enquanto isso, apesar de favorita para ficar com a outra vaga, os dinamarqueses não vão ter moleza diante de australianos e peruanos. Os jogadores da Dinamarca quem manter a tradição da seleção de ir bem nos mundiais e pretendem superar a melhor campanha da equipe, em 1998, quando alcançaram as quartas-de-final.




  • Imprimir
  • E-mail