banpara LCI julho 2024
Verão julho

Memória de Santarém: Índios no Tapajós há sete mil anos; anúncios em 1942

Portal OESTADONET - 07/07/2024

 

 

 

No final de 1991, a pesquisadora americana Anna Curtenius Roosevelt publicou, juntamente com duas colaboradoras, artigo na revista Science. Nele, declarava haver datado um caco de cerâmica encontrado em Taperinha, a nove horas de barco de Santarém, com sete mil a oito mil anos. Esse caco, com incisões, seria pelo menos três mil anos mais velho do que qualquer outro produzido por incas, astecas ou maias.


A descoberta acabaria com a ideia de que culturas complexas da Amazônia, como as do Marajó e de Santarém, seriam resultantes apenas de incursões de vizinhos mais desenvolvidos. Roosevelt sustentou no artigo que, cerca de mil anos antes, Santarém era o centro de sociedades complexas, de origem desconhecida, mas não necessariamente provenientes do Norte.

 

 

 

 

Para datar o pedaço de caco, Roosevelt usou as melhores técnicas em arqueologia, como o radiocarbono e a termoluminescência. A pesquisadora era bisneta do 26º presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, que governou de 1901 a 1909 e esteve na Amazônia em 1904, com o marechal Cândido Mariano Rondon.

 

Anúncios na imprensa em 1942


* Negócio de ocasião. Ótima oportunidade para mobiliar casa. Vende-se: um rádio marca Zenith, modelo 1942, ultramoderno; uma mobília de macacaúba, de 12 peças, moderna; uma cadeira espreguiçadeira, último modelo; duas cadeiras tipo “avião”.


* Emídio Hoyos, carpinteiro e marceneiro habilitado, com 15 anos de prática, e dispondo de pessoal competente, oferece os seus serviços profissionais a quem interessar possa, como sejam: construções de prédios, consertos e reformas de toda natureza. Rua Floriano Peixoto (altos da Fortaleza)


* O Bar Mascote e os seus produtos: muitas vezes imitados, nunca alcançados. Fábrica de gelo, sorveteria, torrefação de café, salsicharia.


* Atenção, turma Recreativense! A Pernambucana recebeu casemira preta especial Aurora, exclusivamente para a turma alinhada do Centro Recreativo.


* Mlle. Dorinha Tavares de Souza, chegada recentemente da Capital, oferece os seus serviços profissionais a senhoras e senhoritas, como sejam: ondulação permanente, penteados, manicure, etc. Preços ao alcance de todos.


* A sinatria do presente, tendo que mandar celebrar uma missa com Réquiem, em sufrágio da alma do seu saudoso padrinho amigo, Dr. Antônio Alfredo da Justa, na manhã do dia 20 do corrente, às seis horas da manhã, no altar-mor da Igreja Matriz, convida a todos os amigos do inesquecível e pranteado clínico para assistirem a esse ato de piedade cristã, homenageando a uma memória benquista, que perdura no espírito de todos os santarenos. Mariinha Campos.

 

 


 

 

* Farmácia do Povo, de João B. Miléo – O proprietário desta conceituada casa avisa aos seus amigos e fregueses que devido à guerra na Europa os medicamentos subiram 80% nos preços, mas a Farmácia do Povo, no intuito de bem servir aos pobres desta terra, continua vendendo pelo preço de custo e por menos, se o freguês lhe exigir.

 

 

LEIA EDIÇÕES ANTERIORES CLICANDO AQUI




  • Imprimir
  • E-mail