banpara LCI julho 2024
Verão julho

Rádio Rural completa 60 anos de fundação

Portal OESTADONET - 05/07/2024

 

 

Nesta sexta-feira (5), a Rádio Rural de Santarém, hoje operando em frequência modulada (FM 91.3), completa 60 anos de fundação.

 

Com prefixo ZYE 29, na frequência de 1.470 Khz em ondas médias, com 1 KW de potência, seus transmissores e estúdio ficavam na Travessa Dom Floriano entre Manoel Maria (atual Plácido de Castro) e Coaracy Nunes, bairro do Caranazal.  

 

Durante dez anos, de 1964, data da inauguração, até 1974, a programação da Rádio Educadora iniciava às 05h30 e se prolongava até às 23h00. 

 

Na década de 1970, entrou operação a Onda Tropical, ZYA 69, com 5 KW, funcionando conjuntamente com a Onda Média, ZYE 29. 

 

No ano passado, o governador Helder Barbalho sancionou a lei nº 10.101, de 19 de outubro de 2023, que declara como patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado do Pará, a Rádio Rural de Santarém.

 

A emissora da Arquidiocese de Santarém, inaugurada no dia 05 de julho de 1964, como nome de Rádio Educadora de Santarém, operava em Ondas Médias e Tropicais e passou a operar recentemente em frequência modulada.

 

Santarém sempre foi a capital do Baixo-Amazonas, qualquer que seja a configuração da região. Como a sede comercial, social e política dessa imensa área, ainda sem alcançar sua centenária pretensão à autonomia de novo Estado, Santarém dividiu com Itaituba a ligação nuclear com o garimpo de ouro do Tapajós, saga iniciada em 1958.

 

E a Rádio Rural era o único meio de comunicação entre familiares e garimpeiros, inexistente à época o telefone fixo e os Correios na região garimpeira do vale do rio Tapajós.

 

O Correspondente Rural era esse programa da Rádio Educadora( Rádio Rural), que aceitava, faturava e transmitia mensagens radiofônicas para os garimpos do vale.


Esse conteúdo é fonte preciosa para a história.

 

Alguns desses milhares de recados transmitidos na década de 1970 foram transcritos pelo Portal OESTADONET na editoria Memória de Santarém, que pode ser conferida AQUI. 

 

A ortografia foi mantida, exceto quando contém erros gramaticais.


Estas mensagens são de 2 de agosto de 1979.


________


* Raimunda Fernandes Lima – Garimpo do Cripury [Crepori] – Raimundo Oliveira avisa que chegou em paz e pede que remeta seus documentos, que ficaram dentro do tiracolo. Manda aos cuidados do Paulinho, que fará procuração em Itaituba.


* Leocádia Rodrigues da Silva – Garimpo do São Domingos ou onde estiver – Seu filho Alcides Marcos Silva pede seu comparecimento ao garimpo do Cripury. Caso não tenha condições venha para Itaituba que mandarei lhe buscar.


* Maria das Neves em Burity – Município de Santa Quitéria, Maranhão – Seu esposo avisa que está de saída para o garimpo de Mato Grosso. Aguarda aviso no fim do mês de agosto. Tudo bem. Abraços, Ademir Souza Silva.


* Branco – Garimpo do Cuiú-Cuiú – O que estavam falando foi verdade, mas já foi liberado, não tem mais problema. O mesmo já está trabalhando num garimpo. Abraços, Mineiro.


* Maria Moraes Souza e família – Em Zé Doca, Maranhão – Seu irmão Raimundo Costa Moraes avisa que chegou segunda-feira, fez boa viagem. Abraços.


* Raimundo Inácio – São João do Gato, município de Monção, Maranhão – Seu amigo Raimundo Costa de Moraes avisa que chegou segunda-feira, fez boa viagem. Abraços.


* Raimundo Inácio – São João do Gato, município de Monção, Maranhão – Seu amigo Raimundo Costa de Moraes avisa que chegou segunda-feira, fez boa viagem. Abraços.


* Aldemar Alves – Garimpo de São Domingos – Situação minha família amenizada, estarei aí sábado, tudo indica que levarei Cearazinho. Grato, Raimundo.


* Manoel Lopes de Souza – Garimpo do Mato Grosso – Sua esposa Natal Martins Soares pede que envie numerário ou venha o mais breve possível, pois passa mal.


* João Kalu – Garimpo do Abacaxi – Silvério avisa que seguiu ontem com destino a Itaituba. Sábado estará chegando nessa localidade.


* Atenção Raimundo Ricardo – Garimpo do Mato Grosso (novo Planeta) – Josias avisa que ouviu as mensagens, mas não pode se unir agora, aguarde-o no dia 28 de agosto em diante. Josias Barbosa Souza.

 




  • Imprimir
  • E-mail