banpara LCI julho 2024


Prainha e Placas têm emergência declarada pelo Estado; Óbidos vai receber recursos federais

Portal OESTADONET - 15/06/2024

 


 

O governador Helder Barbalho assinou o decreto do Executivo que declaram situação de emergência nos municípios de Placas e Prainha, no oeste do Pará. As duas cidades sofrem com as fortes chuvas e necessitam de apoio do Estado e União. As portarias estão publicadas na edição desta sexta-feira (14), do Diário Oficial do Estado (DOE). 

 

Já o município de Óbidos teve a situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional. A cidade obidense foi castigada por fortes chuvas. O prefeito Jaime Silva decretou emergência no município para auxiliar as famílias atingidas.

 

Os decretos assinados pelo governador possibilitam as prefeituras de Prainha e Placas a obterem recursos e ações da defesa civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais.

 

Em Prainha, segundo decreto municipal assinado pelo prefeito Davir Xavier, o município vem sofrendo desde o início do inverno Amazônica. As chuvas foram mais intensas no final de março e início de abril. Conforme dados pluviométricos, foi registrado um acumulado de 1.059,6 mm de janeiro até abril.

 

As chuvas afetaram principalmente moradores da margem esquerda do município e bairros que não possuem drenagem sofreram com alagamento e enxurradas.

 

Já no município de Placas, quem reside nas áreas urbana e rural foi mais afetado pelas fortes chuvas. Lá, 5.744 pessoas foram afetadas. Segundo a Defesa Civil, 2.842 pessoas ficaram desalojadas e 2.902 moradores que estão em condição de afetadas.




  • Imprimir
  • E-mail