banpara LCI julho 2024


Empresa explica motivo de retirada de caixa eletrônico de Alter do Chão; prefeitura protesta

PORTAL OESTADONET - 12/06/2024

 

A empresa a TecBanc, Tecnologia Bancária, responsável pelo Banco 24Horas, em resposta divulgada pelo vereador Ronan Liberal Jr., nesta terça-feira (11), explicou o motivo pelo qual decidiu retirar o seu terminal eletrônico instalado no minicenter Mingote, no Centro de Alter do Chão, em Santarém, no oeste do Pará. A notícia de que o caixa será desativado foi divulgada pelo dono do estabelecimento, Doriney Sousa, por meio de nota, e rapidamente repercutiu nas redes sociais.

 

A Prefeitura de Santarém não aceitará passivamente esta medida e já está tomando as providências necessárias para entrar em contato com a TecBan, buscando a reversão dessa decisão que consideramos inadequada e prejudicial, diz a nota do executivo municipal. (leia a integra no final). 

 

O Portal OESTADONET noticiou nesta terça, a retirada do equipamento que deve ocorrer até o final deste mês de junho. Ao parlamentar, o responsável pela TecBanc informou que o uso do terminal caiu em 60% em comparação ao ano passado. Em 2023, em movimentação de saques pelo terminal chegou a 80%. Hoje, essa movimentação na chega a 30%, o que acaba gerando mais custos à empresa.

 

Além disso, ficou inviável para a empresa transportar o dinheiro no Caixa 24, pagando pelos custos no local, energia e outros encargos para manter um equipamento quase sem uso diário. A empresa explicou que a redução se deu em razão do aumento das transações via PIX, que se tornou um dos principais meios de pagamento na vila balneária.

 

O proprietário do estabelecimento foi comunicado pela empresa que o equipamento será retirado ainda este mês. 

 

O caixa 24 horas atendia principalmente a turistas que visitam a vila na alta temporada. A partir da retirada do terminal, quem precisar retirar dinheiro, terá que recorrer aos caixas eletrônicos localizados em estabelecimentos na área urbana da cidade.

 

Nota Oficial - Caixa 24 Horas de Alter do Chão

 

A Prefeitura de Santarém vem a público manifestar seu repúdio à decisão da TecBan de desativar o único caixa eletrônico do Banco 24Horas na vila balneária de Alter do Chão. Tal decisão representa um claro retrocesso e impactará negativamente a economia local, além de prejudicar consideravelmente os moradores, comerciantes, turistas e, especialmente, os ribeirinhos que dependem deste serviço essencial para suas operações financeiras.

A vila de Alter do Chão, conhecida por sua beleza natural e sua relevância como destino turístico, vê um aumento significativo no fluxo de visitantes, especialmente nos fins de semana. A retirada do terminal eletrônico instalado no minicenter Mingote, na rua Turiano Meira, compromete o acesso ao dinheiro e a outros serviços financeiros, gerando um impacto direto e negativo no comércio e na vida cotidiana dos residentes.

A Prefeitura de Santarém não aceitará passivamente esta medida e já está tomando as providências necessárias para entrar em contato com a TecBan, buscando a reversão dessa decisão que consideramos inadequada e prejudicial. Reiteramos nosso compromisso com a comunidade de Alter do Chão e com o desenvolvimento econômico e social da região, e faremos todo o possível para garantir que os serviços financeiros continuem disponíveis para todos.

 




  • Imprimir
  • E-mail