Alfabetiza junho

Entenda a importância do teste do pezinho para os recém-nascidos; veja locais para exames em Santarém

Portal OESTADONET - 07/06/2024

 

 

 

Um dos exames mais importantes na saúde neonatal é o teste do pezinho. Ele é essencial para a detecção precoce de diversas doenças que podem afetar o desenvolvimento saudável dos bebês. Nesta quinta-feira (5), foi comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em Santarém, no oeste do Pará, reforçou que o município disponibiliza, de forma gratuita à população, o exame em 35 unidades básicas de saúde. A meta é expandir esse serviços para todas as UBS’s. 

 

O exame é realizado entre o 3º e o 5º dia de vida, e é fundamental para garantir a saúde dos bebês, permitindo o início imediato do tratamento adequado, quando necessário.

 

O teste do pezinho é capaz de identificar precocemente doenças genéticas, metabólicas e infecciosas, muitas das quais não apresentam sintomas visíveis ao nascimento. Isso possibilita o início imediato do tratamento, antes mesmo de eventuais manifestações clínicas, maximizando as chances de um prognóstico favorável.

 

Além disso, ao identificar doenças como fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística e outras, o teste do pezinho permite que intervenções sejam realizadas rapidamente, prevenindo complicações graves, como deficiências mentais, problemas de desenvolvimento físico e até mesmo óbito.

 

O diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença na vida do bebê e de sua família. 

 

Em Santarém, o teste está disponível nas seguintes UBS’s: 


Centro de Referência em Saúde da Criança


UBS Amparo
UBS Alter do Chão
UBS Área Verde
UBS Boa Esperança
UBS Cipoal
UBS Conquista
UBS Curuai (Lago Grande) 
UBS Diamantino
UBS Fátima, Aldeia e Laguinho 
UBS Floresta
UBS Guaraná
UBS Interventoria
UBS Jacamim
UBS Jaderlândia
UBS Jardim Santarém
UBS Jutaí/Urumari
UBS Livramento
UBS Maicá
UBS Mapiri/Liberdade
UBS Maracanã
UBS Mararú
UBS Nova República
UBS Salvação
UBS Santana
UBS Santarenzinho
UBS Santo André
UBS São Braz
UBS Tabocal
UBS Tiningú
UBS Uruará
UBS Vitória Régia
UBS Esperança
UBS Prainha/Santíssimo
UBS São José

 

 
O fluxo de atendimentos geralmente ocorre pela manhã, com cada unidade designando um dia específico da semana para a realização do teste, que é feito por demanda espontânea. Para obter informações sobre os dias e horários específicos, entre em contato com uma das unidades de saúde mencionadas anteriormente.

 

 

 

 

A coleta do exame envolve uma amostra de sangue do calcanhar do recém-nascido, que é enviada ao Laboratório Central do Pará (Lacen-PA) para análise, com os resultados disponíveis em cerca de 12 dias.

 

Desde 1992, o exame é obrigatório e gratuito em todo o território nacional, mas a lei recente reforça ainda mais sua importância como ferramenta indispensável para garantir o direito à saúde dos recém-nascidos, visto que amplia a relação de exames ofertados em várias etapas.

 

Em dezembro de 2023, o Pará incluiu a análise de Toxoplasmose Congênita no teste do pezinho, e com esse avanço o estado passou a cumprir integralmente a primeira etapa da lei que ampliou o Programa Nacional de Triagem Neonatal.

 

A orientação da Sespa e do Ministério da Saúde é para que as amostras de sangue dos recém-nascidos sejam coletadas entre o 3º e o 5º dia após o nascimento. O Teste do Pezinho envolve a coleta de uma amostra de sangue do calcanhar do recém-nascido, feita em maternidades ou unidades de saúde. Esta amostra é então enviada ao Laboratório Central do Pará (Lacen-PA), onde é analisada. Os resultados ficam prontos em cerca de 10 a 15 dias, e são enviados para a unidade de saúde que realizou a coleta.




  • Imprimir
  • E-mail