Banpara energia solar


Temperatura: Do mínimo ao máximo, no Pará, a distância é de 363 quilômetros

Lúcio Flávio Pinto - 14/05/2024

 

 

A temperatura mínima prevista para hoje nos 1,2 milhão de quilômetros quadrados do Pará, o segundo maior Estado brasileiro, do tamanho do Peru, deverá ficar em torno de 22°C, em Parauapebas. A máxima prevista é de 38ºC, em São Félix do Xingu. A distância entre os dois extremos é de 363 quilômetros.

 

Parauapebas é o maior município minerador do país, com a extração de minério de ferro, que lhe dá a maior participação na arrecadação estadual de ICMS, Tem área de pouco menos de 7 mil quilômetros quadrados e população de 231 mil habitantes. É quase 10 vezes mais população do que a homônima (e muito anterior) Paraopebas, de Minas Gerais.

 

Os 84 mil quilômetros quadrados de São Félix do Xingu são ocupados por 65 mil habitantes. É o município com o maior rebanho bovino do Brasil, à custa da sua outrora exuberante floresta. Em seu lugar, esse calorão.

 

A umidade relativa do ar em todo Pará deverá variar entre 60% e 95%. Seria ilustrativo fazer o mapa da distribuição dessa umidade, como muitas outras pesquisas necessárias para orientar uma política ambiental de verdade e competente, no lugar de brincadeira de inteligência artificial.




  • Imprimir
  • E-mail